Revide, Grupo de voluntários promove a alegria de pacientes, Voulntários, Expresso Riso, interação

Grupo de voluntários promove a alegria de pacientes

Um trabalho executado por pessoas que tem o coração aberto ao próximo; "artistas" atuam em hospitais de Ribeirão Preto e região

Em Ribeirão Preto e região, grupos de voluntários levam a alegria e o sorriso para os doentes em hospitais públicos, promovendo a melhora no estado emocional do paciente e ajudando na recuperação.

“Em busca do riso perdido”, o Expresso Riso atende se apresenta para cerca de 2,1 mil pacientes por mês em dez hospitais localizados em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pontal, Bebedouro, Pirangi e São Paulo.

As apresentações são realizados na Beneficência Portuguesa, no Hospital das Clínicas (campus), no Hospital Santa Lídia, na Santa Casa de Misericórdia e, todos em Ribeirão Preto, além das Santas Casas de Misericórdia de Sertãozinho, de Pontal e de Santo Amaro, em São Paulo, do Hospital Heliópolis, também em São Paulo, e do Hospital Beneficente José Pirondi, em Pirangi.

De acordo com as condições dos pacientes, o grupo desenvolve atividades de amor ao próximo com brincadeiras, músicas, palavras de conforto ou um simples abraço, que pode fazer a diferença para muitas pessoas.

Os pacientes hospitalizados se encontram na maioria dos casos em estado de baixa estima, mas conseguem reverter a situação com a ajuda dos voluntários que levam carinho e mensagens de superação.

A interação só acontece de acordo com a aceitação da pessoa enferma. Geralmente, a simpatia dos voluntários quebra o clima ruim que existe no local. Para a enfermeira Elaine Ninin, com 15 anos de atuação, a tristeza ganha outra forma por meio do trabalho voluntário. “Eles fazem o ambiente ficar humanizado. Onde é um lugar triste, passa a ganhar alegria”, comenta.

Desenvolvendo a felicidade que contagia, a voluntária Marlene Musse, mais conhecida como Dra. Meleca, relata como é o seu trabalho do voluntário. “É a forma de agradecer a Deus por tudo o que eu tenho na vida. A minha realização é de promover o bem estar das pessoas que estão fragilizadas”, afirma.

Com o espírito caridoso, o presidente do Expresso Riso, Pérsio Pereira da Silva, o Dr. Peteleco mostra de onde vem a sua força. “O nosso inspirador é Deus,” relata.

Revide On-Line
Laura Scarpelini (Colaboradora)
Fotos: Divulgação

Compartilhar: