Grupo São Lucas e Hospital Care promovem a ação Novembro Azul

Grupo São Lucas e Hospital Care promovem a ação Novembro Azul

A ação é para conscientizar homens sobre a prevenção do câncer de próstata; em média 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença

O Grupo São Lucas e a Hospital Care promovem no mês de novembro a Campanha Novembro Azul com alerta e orientações sobre o auto cuidado para o diagnóstico precoce de várias doenças como câncer de próstata. A fachada do Hospital São Lucas foi iluminada de azul, para destacar a importância da data e propiciar reflexão sobre o assunto.

 

Um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca consultou um urologista, que é o especialista no sistema urinário e reprodutor masculino. A ideia é chamar a atenção dos homens para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas, boa alimentação e exames periódicos para evitar doenças, entre elas, o câncer de próstata.

 

Segundo o Dr. Rafael Tacino, urologista do São Lucas, a campanha Novembro Azul também traz um alerta para os altos índices do câncer de próstata. "O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade. No mundo, esse é o sexto tipo de câncer mais frequente e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema", destaca o doutor.

 

A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso, exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco. No entanto, uma grande parte dos tumores crescem de maneira tão lenta que levam cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Assim, muitos homens não têm nem mesmo sinais da doença durante a vida.

 

“Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. O exame, que envolve a palpação da próstata pelo ânus é alvo de muitas piadas entre os homens, que costumam fazer uma alusão ao sexo anal. Assim, a campanha vem justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas necessárias”, explica o Dr. Tiago Bovo, urologista do Hospital São Lucas.

 

Dados recentes da OMS- Organização Mundial de saúde, em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença e cerca de 3 milhões vivem com ela, no mundo. Frente a esse cenário, todos os anos, a campanha dissemina informações sobre diagnóstico, tratamento e cuidados necessários. Assim, a ideia é dar continuidade nos trabalhos e projetos de prevenção, conscientização e informação sobre a doença.

 

“Vale lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas, fazendo com que aproximadamente 95% dos casos de câncer de próstata já estejam em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem, por isso é muito importante a partir dos 40 anos os exames anuais de toque retal e PSA (exame de sangue)”, ressalta o Dr. Tiago Bovo.


Foto: Douglas Intrabartoldo

Compartilhar: