Grupo São Lucas premia profissionais da saúde em evento

Grupo São Lucas premia profissionais da saúde em evento

Projeto Superação valoriza boas práticas e reconhece quem teve desempenho de destaque e proporcionou melhor atendimento e experiência aos pacientes

Na última quinta-feira, 13, o Grupo São Lucas realizou a segunda edição do projeto Superação, evento que reconhece e premia enfermeiros, técnicos e auxiliares que se destacaram no atendimento ao paciente e boas práticas hospitalares. Os prêmios foram desde bonificações em dinheiro ao direito de escolher entre viagens, passeios e estudos.

 

 

Ao todo, 600 colaboradores do Hospital São Lucas, Hospital e Maternidade São Lucas Ribeirania, Hospital São Lucas Especializado e MED clínica de diagnóstico por imagem participaram da avaliação que antecede o evento. Entre os critérios avaliadores, estão prontuário, checagem, assinatura, uso correto de vestimenta para segurança do profissional e paciente, identificação de medicações, descarte correto de resíduos, entre outros.

 

 

Durante um ano, as equipes receberam pontos em vários quesitos para a formação de um ranking. Após avaliação, seis equipes e seis profissionais são premiados pelo desempenho profissional.

 

 

“Acreditamos que os colaboradores começaram realmente a entender a intenção do programa, que é trazer qualidade e segurança para os pacientes. É uma realização ser prestigiado profissionalmente. Isso mostra que vale a pena se dedicar, fazer da forma correta e ser reconhecido. É questão de valorização mesmo, de olhar para a enfermagem e para assistência com um olhar diferente. Isso repercute tanto na realização profissional como no dia a dia do hospital. Todo ano esses indicadores são revistos e a gente vai adequando de acordo com a nossa necessidade de melhorias”, explica a coordenadora do projeto, Ana Carolina Gomes Martins de Oliveira.

 

 

Essa troca de informações e dados tem como intermediários os auditores, que são os responsáveis pela conscientização e fiscalização das atividades selecionadas e mantêm contato direto com a equipe de saúde. Para Renata Aparecida Ferreira Cremonez, enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a responsabilidade trouxe grandes frutos no ambiente de trabalho. “Eu acho que veio só para somar com outros projetos que a gente faz dentro do hospital. Foi muito válida a participação. Espero que continue, que outras pessoas consigam auditar e tenham essa experiência. Acredito que todos que participaram vão propagar esse projeto como um incentivo aos colegas de profissão, não só pelo prêmio, como pela importância da conscientização na realização bem-feita de cada etapa”, afirma.

 

 

Valorizar os profissionais, reconhecer o esforço do trabalho e promover premiações beneficia colaboradores e melhora a qualidade do serviço fornecido para o paciente, que encontra profissionais empenhados e motivados. “Com certeza, a melhor propaganda é a boca a boca, ainda mais de um colega de trabalho, né? Amanhã, as equipes que estão lá já vão ficar sabendo e aí vão espelhar as pessoas ao redor e motivar os colegas a quererem participar também e estar aqui no próximo ano. Eu acho que é um grande incentivo para toda a equipe. Não é qualquer empresa que olha dessa forma, que olha para a equipe de enfermagem em todos os detalhes e fornece prêmios muito bons como esses, que todos irão usufruir”, comenta a gerente de práticas assistenciais Gisele Maria da Silva Chiquito.

 

 

Para os reconhecidos e prestigiados, os sentimentos de gratidão e dever cumprido preenchem o momento. “Eu fiquei muito feliz de ter sido convidado e contemplado com o prêmio. Fiquei pensando depois que eu recebi o convite que todos nós somos substituíveis, mas o que me trouxe até aqui não foi ser substituível, foi ser inesquecível. Eu acredito que isso vai incentivar as equipes e profissionais a buscarem ser inesquecíveis também”, relata o enfermeiro e um dos premiados no destaque pessoal, Valentim Godoi.


Foto: Divulgação

Compartilhar: