H1N1: Pacientes lotam postos de vacinação nesta quarta, 4

H1N1: Pacientes lotam postos de vacinação nesta quarta, 4

Em UBSs, a espera é no mínimo de uma hora, já na tenda do Calçadão os pacientes não gastam mais de dez minutos na fila

Com o novo lote de doses de vacinas contra a gripe que a Secretaria de Saúde recebeu nesta terça-feira, 3, os pacientes já lotam as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se imunizarem contra a doença. Na tenda do calçadão de Ribeirão Preto, o atendimento está sendo mais rápido, pois as crianças não são vacinadas neste local.


Neste segundo lote de vacinas, o município recebeu 49 mil doses, sendo que no primeiro lote foram 55 mil. Ao todo, 8 mil foram encaminhadas aos hospitais para vacinação dos profissionais de saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, desde o último dia 30 até às 14h30 desta segunda-feira, 2, 83.532 pessoas foram vacinadas contra a gripe na região de Ribeirão Preto.

Espera no atendimento

A bancária Samara Alana Costa dos Santos, de 26 anos, chegou às 8h20 desta quarta-feira, 4, na UBS do Jardim João Rossi para vacinar suas filhas, porém precisou esperar uma hora para ser atendida.

Igual a Samara, a gerente administrativa Roselaine Coimbra de Matos, 29 anos, também chegou às 8h20 na UBS, para vacinar seu filho de um ano, mas não teve a mesma sorte da bancaria que foi atendida antes dela.

“Antes o atendimento era mais rápido, mas acho normal, pois com a epidemia as pessoas estão procurando métodos para se proteger”, afirma.

Pela procura da vacina desde segunda-feira, 2, a administradora de empresas, Vanessa Barrico, de 41 anos, chegou às 9h na UBS e não tinha sido atendida ainda às 10h10. Ela estava acompanhada de suas duas filhas, Julia de cinco anos e Isabela de dois anos e nove meses. “Só a Isabela que vai tomar a vacina contra a gripe, pois a Julia já completou cinco anos”, conta.



A administradora se queixou da falta de salas de vacinação na UBS, que conta com apenas uma área para a imunização de crianças. “Deveria ter mais de uma sala de vacinação, pois já que é uma epidemia que está sendo tão discutida, deveria ter no mínimo umas três salas para as pessoas não ficarem tanto tempo esperando, e inclusive correndo o risco de pegar outras doenças”, comenta.

Atendimento rápido

Diferente das unidades de saúde, a tenda no calçadão não está vacinando crianças. De acordo com os pacientes que estavam na fila, o atendimento não estava demorando.



O aposentado José de Alencar, de 83 anos, disse que ficou menos de cinco minutos na fila para receber a dose da vacina. “Acho que as pessoas não gastam nem dez minutos para tomar a vacina. Está muito rápido o atendimento”, afirma.

Ele conta ainda que sempre tomou a vacina contra gripe, e acha importante a imunização, principalmente na prevenção das doses contra outras doenças.


Fotos: Laura Scarpelini 

Compartilhar: