HC de Ribeirão Preto promove evento sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço
O evento está acontecendo pelo Facebook e Instagram, por meio de lives e panfletos.

HC de Ribeirão Preto promove evento sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

A Campanha do Julho Verde ocorre na semana do Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Na semana do Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço – que foi celebrado em 27 de julho –, funcionários, pacientes e acompanhantes de pessoas em tratamento no Hospital das Clínicas (HC) vão receber informações sobre as causas e sintomas do câncer de cabeça e pescoço.

A Campanha do Julho Verde ocorre nessa semana e é organizada por professores, alunos, assistentes e colaboradores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP). O evento contará com a participação de médicos, psicólogos, dentistas e fonoaudiólogos do HC e alunos de graduação dos respectivos cursos.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. O intuito da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com essas regiões.

O conteúdo poderá ser acessado pelas redes sociais Facebook e Instagram, por meio de lives e panfletagens. Além disso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que vem há mais de 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer.

Como prevenir?

Ao identificar feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, mau hálito frequente, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão por mais de duas semanas, procure por um cirurgião de cabeça e pescoço para um diagnóstico.

Além disso, mudanças de hábitos, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, ter uma boa higiene pessoal, cuidados com exposição solar, não fumar, consumir bebida alcóolica com moderação e manter relações sexuais com preservativos, podem contribuir para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) ressalta a importância da prevenção e da implementação de políticas públicas, em parceria com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG). Com o slogan “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”, a SBCCP e a ACBG tentam mostrar a relevância da atenção aos primeiros sinais.

*Texto: Susanna Nazar.

 


Foto: ACBG - Brasil

Compartilhar: