HC de Ribeirão Preto tem 150 internações por queimadura por ano
HC de Ribeirão Preto tem 150 internações por queimadura por ano

HC de Ribeirão Preto tem 150 internações por queimadura por ano

Junho é o mês de alerta para prevenção de acidentes causados pelo fogo

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto tem de internar, em média, 150 pessoas ao ano em razão de queimaduras causadas pelo fogo. No Brasil, são mais de 80 mil internações anuais no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo mesmo motivo, mas a Sociedade Brasileira de Queimaduras estima que o número seja bem maior, chegando a 1 milhão de acidentes, sendo que 300 mil ocorrem com crianças.

E a situação tende a se agravar durante o mês de junho, época de festas em que a utilização de fogueiras e fogos de artifícios, alguns dos principais causadores desses acidentes, é frequente. Outro vilão é o álcool. O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), Jaime Farina, conta que as campanhas de prevenção têm diminuído a gravidade dos acidentes, mas não a frequência.

“É um número ainda exagerado. É importante retirar o álcool de dentro de casa. Mas observamos que ainda existe um problema social, já que muitos acidentes com o álcool acontece no preparo de alimentos, que significa que muitas pessoas ainda não tem dinheiro para comprar gás, por exemplo”, explica Farina.

O professor alerta que caso aconteça o acidente é preciso jogar água fria no local da queimadura, prevenindo o aprofundamento da lesão. Além disso, a pessoa que sofreu o acidente deve ser encaminhada para o hospital para os primeiros atendimentos médicos.

Fonte: Jornal da USP


Foto: Pixabay

Compartilhar: