HC-UE de Ribeirão Preto está com superlotação nesta segunda-feira, 11
Em ofício, hospital alega superlotação em quatro salas diferentes da UE

HC-UE de Ribeirão Preto está com superlotação nesta segunda-feira, 11

Pacientes que chegarem em caso de "vaga zero" terão que aguardar em ambulâncias; unidade não está fechada

*Atualizado às 19h05, para inclusão de posicionamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES-SP).

 

A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) informou a órgãos de saúde municipais e estaduais que está, novamente, em situação de superlotação nesta segunda-feira, 11. O hospital, que fica no Centro de Ribeirão Preto, alegou ocupação acima da capacidade em quatro alas diferentes e falta de leitos monitorizados disponíveis.

 

Por isso, pacientes que forem encaminhados ao HC-UE em condição de "vaga zero", ou seja, em caso de urgência, terão que aguardar nas ambulâncias até que haja condições de atendimento. Apesar da situação, o hospital não está fechado e não está deixando de receber os pacientes, segundo informou a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas por telefone ao Portal Revide.

 

Segundo ofício assinado pela coordenadoria administrativa do HC-UE, a Sala de Urgência Adulta da unidade (que compreende as alas de Trauma, Estabilização Clínica, Box e Isolamento Respiratório) está com ocupação acima da capacidade. As unidades de AVC e Coronariana (UCO) e o Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto também estão operando sob superlotação.

 

O documento informando a situação foi enviado na tarde de hoje à Secretaria da Saúde de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de Saúde (DRS XIII) de Ribeirão Preto e da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), responsável pela destinação e oferta de leitos em todo o estado. 

 

No ofício, o hospital pede "tempo hábil" para realizar procedimentos de remanejamento e/ou transferências e solicita prioridade ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para altas e transferências hospitalares. Casos que caracterizem emergências deverão ser discutidos individualmente com o núcleo de regulação do HC-UE, segundo o documento.

 

O Hospital das Clínicas confirmou a superlotação, por meio de nota no final da tarde desta segunda-feira, 11. A unidade informou que o ofício foi enviado aos órgãos de saúde no sentido de mantê-los informados sobre a situação, para evitar deslocamentos de pacientes críticos ao HC-UE e redirecionar casos para outros hospitais de Ribeirão Preto e região.

 

Hospital "fechou" em abril
 

No dia 26 de abril, o HC-UE interrompeu temporariamente o atendimento de novos pacientes também por conta de superlotação. À época, segundo o hospital, pacientes continuaram sendo encaminhados mesmo sem vagas para atendimento, com ocupação de 314% da sala de urgência adulta.

 

Pacientes chegaram a aguardar dentro das ambulâncias no pátio da unidade, sem um local para serem acomodados. Portões da unidade também foram fechados temporariamente. A situação foi normalizada no dia seguinte.

 

Em maio, a Justiça de Ribeirão proibiu o HC-UE de interromper o atendimento a novos pacientes sem autorização prévia da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

 

Outro lado

 

Portal Revide entrou em contato com a Secretaria da Saúde de São Paulo (SES-SP), que afirmou estar auxiliando o HC-UE, por meio da Diretoria Regional de Saúde e da Cross, e que o hospital priorizará a assistência dos casos graves e gravíssimos, por ser unidade de alta complexidade.

 

A pasta ainda informou que realizou, em junho, repasse de R$ 31,5 milhões para auxiliar no custeio do Hospital das Clínicas, e que a autorização e habilitação de leitos de UTI não é prerrogativa somente do governo estadual, mas do Ministério da Saúde e dos municípios.

Compartilhar: