Hemocentro de Ribeirão Preto precisa de doações de sangue O negativo
Hemocentro de Ribeirão Preto precisa de doações de sangue O negativo

Hemocentro de Ribeirão Preto precisa de doações de sangue O negativo

O estoque nesta segunda-feira, 26, é de apenas sete bolsas deste tipo de sangue; as mulheres podem fazer doações a cada 90 dias e os homens a cada 60 dias

O Hemocentro de Ribeirão Preto precisa urgente de doadores de sangue tipo O negativo. Este tipo de sangue é o mais raro no mundo, sendo que somente 9% da humanidade o possui.

Segundo a assistente social do Hemocentro Marina Pereira Braga, os estoques estão muito baixos, sendo que nesta segunda-feira, 26, existem apenas sete bolsas de O negativo. O mínimo são 77 bolsas por dia.

“O sangue O negativo pode ser transfundido para todos os tipos sanguíneos, e o doador dele é universal. Por isso, é tão importante”, afirma.

Doações

As doações podem ser realizadas no Posto de Coleta, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 470. O horário de atendimento é de segunda-feira, das 8h às 20h. De terça a sexta-feira, das 7h às 17h30, e domingo das 7h às 12h30.

Outro ponto de coleta é no campus da Universidade de São Paulo (USP), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e sábado e domingo das 7h às 12h30.

Mais informações pelo telefone 0800.979.6049.

Quem pode doar

Para doar sangue, a pessoa deve estar com boa saúde, sem gripe, sem resfriado, sem diarreia ou alergias, e ter idade entre 18 e 69 anos. Os homens devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e as mulheres devem pesar mais de 51 quilos. 

No dia anterior à doação, o doador deverá dormir pelo menos seis horas, evitar jejum e fazer refeições leves. 
Também é preciso não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à coleta, não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação e não praticar exercícios físicos exagerados. 

As pessoas que fizeram tatuagem nos últimos dias devem esperar no mínimo seis meses para fazer a doação.

As mulheres podem fazer doações a cada 90 dias e os homens, a cada 60 dias. 


Foto: Alexandre Carvalho

Compartilhar: