Hemocentro de Ribeirão tem baixa no estoque de sangue neste início de ano
Assistente Social espera cultura de conscientização na cidade

Hemocentro de Ribeirão tem baixa no estoque de sangue neste início de ano

Apenas o tipo sanguíneo A+ está regular na cidade; doações podem ser feitas diariamente

O Banco de Sangue do Hemocentro em Ribeirão Preto está com baixa no estoque neste início do ano. Com exceção do tipo sanguíneo A+, todos os demais estão em falta.

A assistente social Marina Pereira Braga explica que é um momento de alertar as pessoas em busca de doações. “Temos que lembrar no começo do ano, pois é pós-férias e feriados e aqui em Ribeirão Preto, as unidades do Hospital das Clínicas são os maiores consumidores de sangue. Nessa época, as doações diminuem”.

Grande parte dos doadores são moradores da região. Entretanto, nesta época, as prefeituras diminuem o transporte até Ribeirão Preto. “É um momento em os municípios colocam os carros para manutenção e as pessoas pausam as consultas, o que faz com que muitos não venham até Ribeirão e não doem. Vale ressaltar que o sangue captado tem destino regional. Todas as cidades ao entorno de Ribeirão são atendidas”, fala Marina.

A assistente exalta que a doação de sangue é uma utilidade pública. “Na verdade, não tem mais época para o déficit. Todo mês há falta de sangue e isso ocorre pois não temos a cultura da doação aqui. É importante lembrar que o homem pode doar quatro vezes ao ano e a mulher três vezes. Se houvesse essa regularidade, não teria falta. É difícil haver doação de modo voluntário, as pessoas geralmente pensam em ajudar algum conhecido, mas o hospital está cheio de gente que precisa”. 

O Hemocentro do Campus fica aberto todos os dias. Nos domingos e nos feriados também são possíveis fazer a doação. Mais informações sobre endereços e horários aqui.

Bancos de sangue em falta

O estoque mínimo necessário de bolsas de sangue do Hemocentro é:

Tipo sanguíneo  Número ideal Número de momento
A- 44 bolsas  19 bolsas
A+ 246 bolsas 308 bolsas
AB- 5 bolsas 11 bolsas
AB+ 15 bolsas 46 bolsas
B- 12 bolsas 3 bolsas
B+ 59 bolsas 58 bolsas
O- 77 bolsas 7 bolsas
O+ 354 bolsas 72 bolsas


Curso de Hemoterapia Aplicada e Medicina Transfusional

E o Hemocentro de Ribeirão Preto abriu inscrições para os cursos de Hemoterapia Aplicada e Medicina Transfusional na unidade. As aulas são mensais, iniciando-se no dia 14 de fevereiro até o dia 12 de dezembro.

As aulas possuem duração de uma hora. Quem completar 70% das atividades (oito aulas) já poderá solicitar o certificado. A parte de Hemoterapia Aplicada aborda conteúdos voltados à parte prática da atividade. Já a parte de Medicina Transfusional traz temas básicos e avançados da área.

As disciplinas são destinadas a médicos hemoterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, enfermeiros, assistentes sociais e alunos de graduação e pós-graduação. A participação é gratuita e pode ser realizada até o dia 21 de janeiro pelo site. Ao todo, são 150 vagas disponíveis para cada modalidade.
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: