Hepatite misteriosa
Infectologista Rolando Andres Paternina De La Ossa ressalta que não há evidências de ligação da doença com a vacina da Covid

Hepatite misteriosa

A hepatite aguda infantil ou hepatite misteriosa é uma doença de causa incerta e que atinge principalmente o fígado

Uma nova doença que tem acometido crianças ao redor do mundo intriga os cientistas. Conhecida como hepatite aguda infantil, ou hepatite misteriosa, a doença severa não tem relação direta com os vírus conhecidos da hepatite e em cerca de 10% dos casos foi necessária a cirurgia de transplante de fígado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o dia 15 de maio, 429 casos prováveis foram notificados em 22 países. As causas dos casos atuais de hepatite aguda grave permanecem desconhecidas e sob constante investigação. Em Ribeirão Preto, nenhum caso foi notificado até o momento. Apesar disso, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde informou que emitiu um alerta do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do estado para todos os serviços de saúde de Ribeirão para possíveis casos que possam ocorrer. 

De acordo com o professor e médico infectologista pediátrico, Rolando Andres Paternina De La Ossa, a hepatite misteriosa atinge principalmente o fígado, causando uma inflamação leve a moderada, mas que pode evoluir para um caso grave. “Neste momento, a causa da doença ainda é desconhecida. Embora o adenovírus tenha sido detectado em 70% de estas crianças, não existem provas o suficiente para confirmar que é a causa da doença”, explica o médico. Além disso, Rolando enfatiza que não há evidências de qualquer ligação da doença com a vacina contra o coronavírus e que, a maioria dos casos, são em crianças com menos de 5 anos e que não receberam o imunizante. “Instrua seu filho a realizar ações diárias para ajudar a prevenir doenças, como lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas doentes, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, e ensinar a evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos sujas. Além disso, mantenha as crianças em dia com todas as vacinas, incluindo a vacina da Covid”, aconselha. .


Foto: Divulgação

Compartilhar: