Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto suspende transplantes de fígado
Segundo o HC, a reposição dos médicos anestesistas já foi solicitada, mas não há prazo

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto suspende transplantes de fígado

Medida temporária foi adotada por conta da falta de médicos anestesistas

A falta de médicos anestesistas fez o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto suspender temporariamente os transplantes de fígado. A informação foi confirmada no final da tarde desta sexta-feira, 5, pela assessoria de imprensa do hospital.

“Considerando que há uma fila única para os pacientes que aguardam transplantes, a Central de Transplantes, assim que está disponível o órgão compatível com o paciente a ser transplantado, deve encaminhá-lo para hospital que está em condições de realizar o transplante”, também informou a nota. Ou seja, pacientes que aguardam pelo transplante do órgão na cidade terão de ser operados em outros hospitais quando um órgão compatível for encontrado.

Ainda segundo o HC, a reposição dos médicos anestesistas já foi solicitada. “Por força da legislação, o hospital somente pode proceder a abertura de concurso público após obter a autorização para contratação”, concluiu a nota.

Hoje, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto está com quatro salas cirúrgicas sem funcionamento por falta de médicos anestesistas e vem dando prioridade às cirurgias de urgência, oncologia e cardíacas. Não foi estipulado prazo para a contratação de médicos anestesistas e nem para o retorno dos transplantes de fígado no HC.


Imagem: Divulgação

Compartilhar: