Hospital de Ribeirão Preto alerta para o aumento de casos de doenças respiratórias em crianças

Hospital de Ribeirão Preto alerta para o aumento de casos de doenças respiratórias em crianças

Aumento foi de 685% em relação ao mesmo período do ano passado

A cooperativa de saúde Unimed emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de doenças respiratórias em Ribeirão Preto. Só no mês de outubro, houve um aumento de 658% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para estudar esse aumento, o hospital realizou testagem de Covid-19, no período de 11 a 17 de novembro, em grupo de crianças entre zero e 10 anos e descartou possível contágio da doença neste público. O levantamento comprova que o crescimento dos casos respiratórios na cidade, são ocasionados por outros vírus – que não são os do coronavírus.

Em outubro do ano passado foram atendidas 236 crianças com diagnóstico semelhante, em comparação a este ano, no mesmo período, foram realizados 1.554 atendimentos.

De acordo com a médica Fernanda Tomé, infectologista pediátrica, o isolamento social feito para conter a pandemia do Coronavírus, interferiu na circulação de outros vírus, diminuindo essa propagação. Sendo assim, a transmissão coincide com o retorno gradual das atividades, “São vírus que já causavam infecções nas crianças e que tiveram impacto na sua transmissão durante o isolamento”, explica.

Esse fenômeno observado na cidade tem sido relatado em todo o país, conforme detectou o Sistema de Vigilância das Infecções respiratórias no Brasil, instalado para o diagnóstico e controle dos vírus Influenza e outros.

Vale reforçar as recomendações de higiene das mãos, o uso de álcool gel, cuidados ao tossir e ao espirrar e o afastamento das atividades quando as crianças estão doentes.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: