Hospital Electro Bonini completa 20 anos de prestação de serviço à população de Ribeirão Preto

Hospital Electro Bonini completa 20 anos de prestação de serviço à população de Ribeirão Preto

Transplantes de córnea, parto humanizado e cirurgias minimamente invasivas são alguns diferenciais da unidade, que comemora 20 anos de fundação em março

O Hospital Electro Bonini (HEB), da Universidade de Ribeirão Preto ( Unaerp), há 20 anos tem prestado um serviço de excelência à população de Ribeirão Preto. Integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital é referência em atendimento humanizado e de qualidade, com profissionais e infraestrutura de alto nível, abrangendo diferentes especialidades em busca de atender às necessidades da comunidade. 

 

Caracterizado como um hospital de baixa e média complexidade, o HEB realiza procedimentos em especialidades como atendimentos, exames, internações e cirurgias, a exemplo dos transplantes de córnea, a realização de cirurgias minimamente invasivas, como a de retirada do útero via vaginal e videocirurgia para colecistectomia - retirada de vesícula biliar - além de oferecer atendimentos nas áreas de imunopediatria e endocrinopediatra. 

 

A prestação de serviço do Hospital foi intensificada, a partir de 2014, com a implantação da Maternidade Cidinha Bonini, referência em parto humanizado, onde, em média, são realizados 120 partos mensais, especialmente em gestantes inseridas no Projeto Nascer, da Secretaria Municipal de Saúde. A excelência do trabalho do HEB na área da obstetrícia foi comprovada pelo título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido, em 2021, pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

 

Durante o ano de 2022, o Hospital Electro Bonini realizou 190.052 procedimentos, na área ambulatorial e de internação cirúrgica, obstétrica e clínica. Cerca de 95% dos atendimentos são destinados atualmente a pacientes do SUS. Desde o ano passado, a costureira Dirce Valentim, moradora do bairro Jardim Jandaia, em Ribeirão Preto, traz o filho Marcos Guilherme do Nascimento, de sete anos, para tratamento imunológico no HEB. “As consultas e os exames particulares são muito caros, então o atendimento gratuito disponibilizado pelo Hospital faz muita diferença para a gente”, destaca. 

 

Com uma equipe multidisciplinar e um corpo clínico altamente técnico, os principais suportes prestados à comunidade são os partos e as consultas de especialidade, segundo o diretor técnico do Hospital Electro Bonini, Fernando Marcos Gomes.

 

Cada vez mais temos menos profissionais fazendo a especialidade a nível de SUS, então hoje fornecemos isso para a população de maneira gratuita, em uma parceria com a Secretaria de Saúde”. Gomes destaca ainda que outro diferencial do HEB é o risco de infecção hospitalar extremamente baixo. “Damos suporte nas áreas cirúrgicas tanto na ginecologia quanto na cirurgia geral, na parte clínica. Contemplamos quase todas as especialidades, além de contarmos com um serviço de radiologia em nosso hospital que fornece exames também”, pontua. 

 

Compromisso com a comunidade

 

Para a gestora do Hospital Electro Bonini, Denise Monteiro, a unidade tornou-se referência na região pela busca em oferecer a melhor assistência à população, pensando sempre na segurança do paciente e na qualidade do atendimento prestado.

 

“Ribeirão não é uma cidade desassistida, e mesmo assim, o HEB consegue fazer a diferença. Existem vários hospitais, para o SUS e o convênio, mas temos diariamente as gestantes que optam por serem atendidas aqui, por exemplo. Como nunca fomos um hospital gigantesco, conseguimos trabalhar esse lado bem pessoal, identificando de perto o paciente, e isso é um diferencial, não deixa de ser uma opção a mais para o serviço SUS de Ribeirão Preto, porque temos especialidades que, às vezes, no particular ou em um convênio a pessoa não consegue a consulta e nós temos aqui”, explica. 

 

Essa recepção humanizada e acolhedora é elogiada pela população. Paciente do HEB há 18 anos, a aposentada Sônia Maria Sposito de Andrade, de 64 anos, é moradora do bairro Planalto Verde e já realizou tratamentos na área de nefrologia, endocrinologia e atualmente faz acompanhamento na ginecologia.

 

Denise Monteiro, gestora do Hospital Electro Bonini

 

“Faz muitos anos que eu venho e todas as vezes que eu precisei, fui muito bem atendida, os médicos e as pessoas que nos atendem são muito atenciosos. Se a gente precisa de exames, tudo que você precisa, aqui tem com rapidez”. 

 

A coordenadora de Enfermagem do HEB, Doraci Franco de Britto, ressalta que os atendimentos diários são pautados pela humanização e o acolhimento ao paciente desde o momento em que chega ao Hospital e é atendido na recepção.

 

Nossa equipe busca trabalhar no dia a dia com o mesmo pensamento, a mesma empatia. Sendo um hospital escola, temos que já começar dessa maneira, tratando a pessoa como você gostaria de ser tratado, isso que se torna um trabalho humanizado. Eu acredito nessa forma de trabalhar, dar ouvido a essa pessoa, saber ouvi-la, fazer um acolhimento, é assim que conseguimos conduzir”. 

 

Aniversário 

 

Considerando os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, o aniversário de 20 anos do Hospital Electro Bonini, comemorado no mês de março, é um sonho de toda a comunidade da Unaerp, afirma o diretor técnico do Hospital, Fernando Marcos Gomes.

 

“O HEB começou de uma maneira tímida, discreta, como centro clínico, e hoje nós temos internação e até algumas cirurgias de alta complexidade, como as videocirurgias e os transplantes, oferecendo uma gama de especialidades. Cada vez nós vamos crescendo mais, nas demandas do curso de Medicina e do nosso grande parceiro, que é a Secretaria Municipal de Saúde. Hoje a grande importância é essa ligação umbilical que o hospital tem com a comunidade ribeirãopretana”. 

 

Para celebrar a data, a Universidade promove, no próximo dia 10, uma cerimônia comemorativa que irá homenagear os colaboradores que atuam no HEB desde a fundação. O evento tem início às 9h, no Saguão do Hospital. 

 

 

Compartilhar: