Hospital Santa Tereza terá redução de leitos em Ribeirão Preto
Governo do Estado afirma que redução será temporária

Hospital Santa Tereza terá redução de leitos em Ribeirão Preto

Unidade de atendimento psiquiátrico deverá ter menos lugares para pacientes a partir de outubro

O Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto sofrerá uma redução de leitos a partir de outubro. O Governo do Estado, responsável pelo hospital, afirma que a medida será temporária, enquanto durarem os reparos no hospital. Já o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde), fala em falta de médicos.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital Santa Tereza passará por adequações para garantir melhorias assistenciais e conforto aos pacientes. As adequações devem ocorrer a partir de outubro, englobando as partes elétrica, hidráulica e civil, com investimento de R$ 100 mil reais.

Durante o processo, de acordo com a pasta, haverá reorganização dos fluxos internos para garantir o atendimento, além de suporte da rede hospitalar da região de Ribeirão Preto, enquanto parte dos leitos do Santa Tereza estiverem temporariamente indisponíveis.

Vale ressaltar que, segundo a Política de Saúde Mental do SUS, o atendimento psicossocial está ligado à rede primária de saúde, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades administradas pelas secretarias municipais de Saúde e que ofertam acompanhamento ambulatorial. Somente casos mais graves de saúde mental são encaminhados para internação, definidos mediante avaliação médica.

Sindicato contesta

O SindSaúde contesta a versão apresentada pelo Estado. Segundo os sindicalistas, foi informado aos servidores que os leitos seriam fechados devido à falta de médicos psiquiatras. 

"Tal situação vem acontecendo há vários meses, devido a médicos que pediram demissão e outros que se aposentaram, não sendo feita a reposição dos cargos existentes, que pelo baixo salário, não atrai novos profissionais interessados", informou o sindicato.

 


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: