Humanização em saúde é tema de curso em Ribeirão

Humanização em saúde é tema de curso em Ribeirão

O curso tem como objetivo promover novos desafios frente às mudanças nas empresas de saúde

Acontece nesta terça-feira, 17, das 9h às 17h, o curso Gestão de pessoas e Humanização em Saúde, no Sindicato dos Hospitais, Clínicas, e Laboratórios de Ribeirão Preto, ministrado pela psicóloga Sandra Espírito Santo.

Voltado para o público envolvido nas áreas de gestão de pessoas e profissionais a fim de desenvolver novos conceitos neste setor, o curso tem como objetivo promover novos desafios frente às mudanças constantes nas organizações e elaborar uma cultura de humanização na empresa de saúde.

Durante o curso, Sandra vai trabalhar também sobre diversos tópicos para incentivar os profissionais a refletir e perceber como estão agindo no atendimento ao público, através de testes de autoconhecimento e dinâmicas em grupo. 

Processos hospitalares

A psicóloga destaca que as pessoas não são números de prontuário e nem da carteirinha. “A humanização em saúde é o conceito de deixar menos robotizados os processos hospitalares e personalizar cada atendimento de acordo com o histórico e as particularidades de cada paciente”, diz.

Sandra explica que para conseguir um atendimento personalizado em instituições de saúde, como clínicas, hospitais e laboratórios, é preciso primeiramente trabalhar a gestão de pessoas, pois, os profissionais de saúde precisam estar motivados nos trabalhos, sendo valorizados e reconhecidos profissionalmente para se comprometerem emocionalmente.

“Em primeiro lugar, o profissional da saúde precisa estar bem consigo e depois estar bem com a empresa a que ele está vinculado. Só assim será possível oferecer um atendimento humanizado aos pacientes e familiares”, afirma.

Destacando alguns hábitos característicos, ela comenta que o especialista precisa agir com a emoção, depois a razão, pois eles precisam se autoconhecerem, ter percepção de si e autocontrole. Assim, poderão começar a perceber o outro com suas características próprias através de seu histórico de vida, educação e cultura.

“Surpreender o próximo, prevenir problemas, trabalhar em equipe, usar o poder do elogio e utilizar primeiro a emoção, depois a razão”, comenta.

Sandra conclui que é importante uma conscientização na empresa de saúde, sendo que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos. “ Devem ser profissionais que apresentem um determinado perfil de competências para que aja um alinhamento entre os indivíduos e a organização da área especifica”, completa.

Serviço

Gestão de pessoa e humanização em saúde
Quando: 17 de novembro, das  9h às 17h
Onde: Sindribeirão ( Rua Álvares Cabral 576, sala 51, Centro)
Inscrição: (16) 3610-6529 e 3941-2943 | [email protected]


Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: