Imunização ameaçada

Imunização ameaçada

16 postos de saúde de Ribeirão Preto estão com estoques de vacina praticamente zerados

A escassez de vacinas contra a Covid-19 em Ribeirão Preto tem se tornado um entrave para a imunização tanto de adultos quanto de crianças. Com a demanda em alta e as doses em baixa, os 16 postos de saúde da cidade estão com estoques praticamente zerados, afetando diretamente a proteção da população contra o vírus. A Secretaria de Saúde do município atribui a situação ao envio reduzido de vacinas em relação ao pedido feito ao governo estadual. A maior parte da remessa no dia 18 de outubro foi aplicada na campanha de multivacinação no sábado, 19, o que deixou os estoques baixos rapidamente.

Nos último meses Ribeirão Preto tem recebido uma quantidade inferior ao necessário, principalmente com relação às vacinas de Covid-19 utilizadas em crianças. Na última remessa foram fornecidas pouco mais de 300 doses.

No momento o município aguarda recebimento de novas doses para atendimento da população Ribeirão Preto não é um caso isolado: a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que, em média, seis em cada dez municípios brasileiros estão sofrendo com a falta de vacinas contra a Covid-19.

 

Segundo a CNM, o problema se origina na logística de distribuição das vacinas. No Sistema Único de Saúde (SUS), as doses são adquiridas pelo Ministério da Saúde e repassadas às secretarias estaduais, responsáveis por encaminhar as remessas aos municípios. Esse processo, que deveria ser fluido, tem enfrentado atrasos e dificuldades em manter o ritmo ideal de distribuição.
 

Segundo o Executivo local, para Ribeirão Preto, a situação exige paciência. A orientação é que a população acompanhe as atualizações dos estoques nos postos de saúde e aguarde novas remessas nos próximos dias. “Estamos atentos à situação e em contato com o Estado para que as vacinas cheguem conforme solicitado”, comunicou a Secretaria de Saúde local.
 

O que diz o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou que já fez a distribuição das doses para os estados, na última sexta-feira, 25, para a regularização dos estoques no município.

Compartilhar: