Indígenas serão atendidos pelos Voluntários do Sertão

Indígenas serão atendidos pelos Voluntários do Sertão

O mutirão de atendimentos solidários levará saúde para o município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, de 16 a 24 de abril

Mais de 350 voluntários atuarão de 16 a 24 de abril no mutirão social Voluntários do Sertão, que este ano será realizado na cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A maioria dos profissionais voluntários é da cidade sede da Organização Voluntários do Sertão, Ribeirão Preto – SP, no entanto, médicos, dentistas e profissionais de outras frentes saem de diversas cidades do Brasil para atuarem como voluntários nessa ação do bem.

Para esta edição, os voluntários já estão ansiosos com a novidade. Pela primeira vez, indígenas serão atendidos nessa ação. São índios de 56 aldeias, que serão beneficiados. Além dos indígenas, as pessoas da cidade sede e da região também serão atendidas.

“É importante destacar que índios de diversas regiões do Brasil serão atendidos. Todo o trabalho de triagem já deixa organizada a logística desses atendimentos”, explica Doreedson Pereira (Dorinho), Presidente da Organização Voluntários do Sertão.

“A cada edição tenho mais certeza que estamos no caminho certo. Cada vez mais pessoas são beneficiadas por esse mutirão do bem. E, cada vez mais profissionais voluntários sonham conosco em poder oferecer o melhor atendimento para pessoas que realmente precisam e que não têm acesso, muitas vezes, ao básico de assistência médica e social”, completa.

Para este ano, a meta é realizar cerca de 25 mil atendimentos. Na última edição, em 2015, durante a comemoração dos 15 anos do projeto, o mutirão bateu todos os recordes: com a participação de 340 voluntários, foram realizados mais de 35 mil atendimentos.

“O Voluntários do Sertão tem em sua história o compromisso de oferecer oportunidade de acesso à saúde e a orientações sociais. Nossa equipe de voluntários é comprometida em oferecer o melhor em qualidade de atendimento técnico aliado a respeito e solidariedade com as pessoas do nosso sertão”, explica Marta Meire, Gestora da Organização Voluntários do Sertão.

Ela comenta que na edição deste ano será oferecida toda a estrutura para populações indígenas. “É um momento histórico para o nosso mutirão, pois sabemos que temos condições de disponibilizar nossa tradicional qualidade em prestação de serviços sociais para essas pessoas que chegam a ficar anos sem consultar um médico, dentista, entre outras especialidades”.

Santa Cruz Cabrália

A cidade é vizinha de Porto Seguro, distante apenas 23 quilômetros. Na área onde hoje está situada existiu, inicialmente, o povoado de Santa Cruz. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, a cidade tinha população estimada em pouco mais de 28 mil habitantes. Hoje, a estimativa é que a população esteja em torno de 32 mil pessoas.

O ambiente hidrográfico da cidade é composto pelos rios João de Tiba e Santo Antônio, que formam as duas maiores bacias da região, além de pequenos rios, como o Mutarí (chamado no passado de Itacumirim), que tem sua história narrada na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1.500, em cuja foz foi celebrada, em 1º de maio daquele ano, a missa de posse da terra.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: