Infecção pelo vírus H1N1 dispara em Ribeirão Preto em 2018
Ribeirão Preto já registrou 10 mortes motivadas por problemas causados pela gripe, em apenas três meses

Infecção pelo vírus H1N1 dispara em Ribeirão Preto em 2018

No ano passado, nenhum caso da gripe ocasionada pelo vírus H1N1 foi registrado no município

O ano de 2018 registrou disparada de casos de gripe em Ribeirão Preto, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde. Foram constatados 34 casos de pessoas infectadas com o vírus no município no primeiro semestre do ano, sendo 18 apenas no mês de junho.

O número de casos deste ano contrasta com o cenário de 2017, quando nenhuma ocorrência foi contabilizada no município - já em 2016, foram 90 casos. Nos últimos anos, têm se alternado os picos de casos de H1N1, com os anos de poucos registros de pessoas contaminadas.

Desde 2010, no entanto, quando a Vigilância Epidemiológica começou a divulgar os casos contabilizados, foram constatadas 180 pessoas infectadas por esse tipo de vírus da gripe, também conhecido como Influenza A. Em 2016, ápice das ocorrências, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o registro de 157 casos relacionados ao H1N1 em São Paulo, sendo que 23 pessoas morreram em decorrência da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1 são similares aos sintomas da influenza humana comum (gripe comum). Eles incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade, além de agravar os sintomas de doenças crônicas já existentes.

Mortes causadas pela gripe

Além do aumento de registros da gripe H1N1 em Ribeirão Preto, o município já registrou 10 pessoas que morreram em decorrência desse vírus da gripe, ou de algum dos outros vírus em circulação, como a gripe H3N2, entre abril e junho de 2018 - mesma quantidade registrada nos seis primeiros meses de 2017. Neste ano, foram registrados um caso em abril, seis casos em maio e três em junho.

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto pede para que a população que ainda não se vacinou contra a gripe procure os postos de vacina. Segundo a pasta, até a última sexta-feira, 12, foram imunizadas 114,4 mil pessoas na cidade, atingindo uma cobertura de 74,3% dos grupos prioritários, que totaliza 154 mil pessoas. A meta da secretaria é chegar a 90%.


Foto: FL Píton - CCS Ribeirão Preto

Compartilhar: