Instituição de ensino faz campanha com alunos para incentivar doação de sangue em Ribeirão
As doações podem ser feitas no Hemocentro da Rua Quintino Bocaiuva, 470, no Centro de Ribeirão Preto

Instituição de ensino faz campanha com alunos para incentivar doação de sangue em Ribeirão

Iniciativa da Barão de Mauá visa apoiar o Hemocentro e aumentar estoques de sangue

Com os estoques de sangue em Ribeirão Preto comprometidos nas últimas semanas, principalmente por conta da pandemia de Covid-19, o Centro Universitário Barão de Mauá lançou uma campanha para que todos os estudantes da instituição doem sangue, especialmente, neste mês de maio.  

Segundo a diretora institucional, Meire Aparecida Pedersolli, todos os anos, a Barão promove a "Ação Solidária", que visa doação de sangue por parte dos calouros e ingressantes, mas neste ano, a campanha ganha ainda mais importância por conta da situação crítica dos estoques no Hemocentro. “A doação envolve a participação dos coordenadores, dos docentes e dos diretórios acadêmicos para divulgação e sensibilização dos alunos”, explica.

E como forma de premiar os estudantes, ao final da campanha, os representantes dos diretórios farão um levantamento da quantidade de doações, e o curso que tiver mais doadores será premiado. Por conta da pandemia, todas as medidas de higiene e distanciamento social serão respeitadas. “Principalmente, com agendamento em horário comercial das doações", completa a diretora.

Toda a população pode doar e as doações podem ser feitas no Hemocentro da Rua Quintino Bocaiuva, 470, no Centro de Ribeirão Preto, de segunda, terça, quinta, sábado e domingo das 7h30 às 12h30 e de quarta-feira e sexta-feira das 7h30 às 17h30.

No dia da doação:  
- É obrigatório apresentar documento oficial com foto,  preferencialmente o R.G.; 
- Dormir bem, pelo menos, seis horas antes da doação; 
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas, como o almoço e jantar, só doar após três horas; 
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; 
- Ingerir bastante água antes e depois da doação; 
- Não fumar, por no mínimo, uma hora antes e uma hora após a doação; 
- Não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, etc. 
- Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos; 
- Não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da  doação, para evitar sangramentos e hematomas. 

 

Para outras informações sobre doação, clique  e acesse o site do Hemocentro.  

 


Imagem: Freepik

Compartilhar: