Inverno: doenças respiratórias são frequentes nesta época de ano
As doenças se agravam durante o inverno porque as pessoas têm tendência a se resguardar do tempo frio.

Inverno: doenças respiratórias são frequentes nesta época de ano

Gripes, resfriados e sinusites são os principais problemas que as pessoas enfrentam em épocas de frio e baixa umidade do ar

Com início, no mês passado, o inverno é a época do ano mais fria, em que as pessoas se concentram com mais frequência em ambientes fechados, o que favorece a circulação de vírus respiratórios, provocando resfriados, gripes, sinusites, bronquites, alergias, rinites, asmas e pneumonias.

Essas doenças se tornaram sinônimo de preocupação durante a estação de frio. Por isso, a alergologista Anna Luiza Porto Gonçalves, da Doctoralia, diz que as mudanças bruscas de temperatura, como o clima úmido e mudança de hábitos são os principais fatores que ajudam a elevar a incidência de doenças respiratórias durante essa época. “As doenças se agravam durante o inverno porque as pessoas têm tendência a se resguardar do tempo frio e a buscar espaços mais aquecidos, menores, com pouca circulação de ar para ficar protegido, o que favorece a circulação de vírus e bactérias no ambiente”, explica.

A médica afirma também que os mais afetados nessa época de frio são as crianças e os idosos. “A baixa imunidade desses dois grupos, associada aos fatores estressantes e de risco que não controlamos, como mudanças bruscas de temperatura e baixa umidade do ar, contribuem para que as crianças e os idosos sejas mais prejudicados pelas doenças respiratórias, principalmente as de origem infecciosas de fácil transmissão, como as infecções virais”, destaca.

Como prevenir?

A alergologista sinaliza fatores, considerados importantes, para manter a saúde no inverno, como manter a alimentação balanceada, evitar aglomerações e ambientes fechados, ingerir líquidos frequentemente e manter o nariz sempre hidratado com soro fisiológico.

“Atenção ao usar mantas, blusas de lã e cobertores, pois embora limpos quando foram guardados, cabe a higienização adequada antes do uso. E em casa, deve-se manter ambiente ventilados para evitar a problemas respiratórios”, conclui.


Foto: Rafael Neddermeyer

Compartilhar: