Já falta Tamiflu, remédio contra H1N1, em Ribeirão Preto

Já falta Tamiflu, remédio contra H1N1, em Ribeirão Preto

Portal Revide fez uma pesquisa nas principais drogarias do município; Medicamento só pode ser adquirido com prescrição médica

Com o aumento de casos de H1N1, cresceu também a procura pelo Tamiflu, único medicamento contra a doença, que é um antiviral específico e que tem como substância principal o fosfato de oseltamivir. Porém, os pacientes estão com dificuldades para encontrar o remédio em farmácias.

O Portal Revide fez uma pesquisa nas principais drogarias de Ribeirão Preto, e constatou que o remédio está em falta há mais de três semanas. O medicamento que consegue interferir na carga viral da doença é indicado no tratamento de pacientes de grupos de risco infectados pelo H1N1.

Segundo a farmacêutica Maria Amália Lima Roriz, da São Mateus Drugstore, o Tamiflu não está só em falta na farmácia, mas também nas distribuidoras. “A última venda foi no dia 10 de março, após esta data não encontrei mais o medicamento para fazer o pedido”, disse. Ela diz ainda que, mesmo em falta, a procura pelo remédio é grande.

Já na Essencial Farma, a farmacêutica Maria Rita Medeiros também comenta a dificuldade de encontrar o remédio. “O medicamento não tem para comprar no mercado. Está em falta”, afirma.

Maria Rita frisa que o Tamiflu não tem ação na prevenção, somente no tratamento, pois ele age inibindo a proliferação do vírus na liberação de células infectadas para as células não infectadas. “A pessoa deve tomar até 48h após o aparecimento dos principais sintomas da doença”, explica. O Portal Revide também constatou que a procura cresceu de 15 dias para cá. 

Tamiflu

Para o tratamento do H1N1, alguns remédios podem ajudar na prevenção da doença, como o Tamiflu, porém, para adquirir o medicamento, é preciso apresentar a prescrição médica.

O médico infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), explica a função destas substâncias.

“Em circunstâncias muito especiais, os remédios utilizados para tratar a gripe H1N1 são oseltamivir e zanamivir. Eles podem ser usados para prevení-las, se uma pessoa de um grupo de risco de expuser ao vírus influenza através do contato com uma pessoa infectada”, destaca.

O médico completa que essa é uma estratégia de exceção e não deve ser empregada sem orientação médica, sob risco de desenvolvimento de resistência do vírus a essas drogas.


Foto: Divulgação 

Compartilhar: