Janeiro Branco

Janeiro Branco

Janeiro foi escolhido como mês dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental

*Matéria publicada na edição 1096 da revista Revide.

Ano novo representa renovação. Com esse intuito, foi criada em janeiro a campanha “Janeiro Branco” dedicada à conscientização para os cuidados com a saúde mental. A iniciativa visa estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também precisa de cuidados especiais. Após a pandemia, as condições de vida das pessoas acarretou uma ampliação nesse cuidado.

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, a pedido do Fórum Econômico Mundial, 53% dos entrevistados reconheceram que sua condição mental se tornou mais desequilibrada no ano de 2020. A campanha alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem dessa estabilidade, que é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações. 

A psicóloga Ana Flávia de Oliveira Santos, destaca que o “Janeiro Branco” traz à visibilidade a um tema de extrema importância e que por muitas vezes é negligenciado. "Há que se ter o cuidado de não reduzi-la a sintomas e patologias. É preciso ir além, compreendendo a saúde mental em seu amplo aspecto. Que diz de um fenômeno complexo, multifacetado, em suas várias dimensões e articulações. Que considera o indivíduo em seu meio e suas determinações históricas, sociais, políticas, econômicas, bem como seu acesso a direitos básicos e fundamentais à vida. Dizendo de uma compreensão que possa avançar rumo a um discurso que supere a lógica estigmatizadora e centrada no indivíduo, somente", alerta a profissional. 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: