Julho Verde: campanha estimula a prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço
As principais causas da doença são o tabagismo e a bebida alcoólica

Julho Verde: campanha estimula a prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Neste ano, a estimativa é de que haja 50 mil casos da doença no Brasil

Este mês é marcado pela campanha de prevenção e conscientização ao câncer de cabeça e pescoço. O Julho Verde visa mostrar a importância do diagnóstico precoce, que possibilita uma maior chance de cura ao paciente. A ação é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que ocorre na próxima sexta-feira, 27.

A doença consiste em um grupo de tumores que ataca a face, o pescoço, a garganta e a boca. O Coordenador Regional da campanha, Professor Luiz Carlos Conti, explica como funcionará a ação. "Esta é uma campanha mundial, que envolve tanto as sociedades médicas que lidam com o Câncer de Cabeça e Pescoço, quanto as de oncologia, que adotaram o mês de julho para promover a ação de conscientização para a importância do diagnóstico precoce, que altera a chance de cura do paciente."

As principais causas da doença são o tabagismo e a bebida alcoólica. Quando ambos os fatores estão associados, eles se potencializam, fazendo com que seja mais comum vermos esse tumor em pacientes que fumam e que bebem ao mesmo tempo. Este câncer, dependendo da localização e tipo do tumor, tem os mais variados sintomas, mas os mais frequentes são rouquidão (persistindo por mais de três semanas), dificuldade de engolir e feridas na boca. 

Na maioria das estatísticas, o câncer de cabeça e pescoço tem uma grande incidência no Brasil, muito em função de ser caracterizado como uma junção dos cânceres na região da boca, garganta e corda vocal. Atualmente, esta é a segunda maior causa de câncer no homem, ficando atrás somente para o de próstata. 

A estimativa para esse ano, no Brasil, é de que haja 600 mil casos da doença, levando em conta todos os tipos. Dentre este número, 50 mil são de cabeça e pescoço.

A campanha será realizada no Hospital das Clínicas (HC), onde haverá orientação sobre o diagnóstico precoce e os principais sintomas para as pessoas que circularem no local.

Além disso, neste ano, também ocorrerá um curso voltado ao tema, que trará médicos de todo o Brasil para Ribeirão Preto, que é considerada uma das primeiras residências médicas de cirurgia da área no País. "Nos dias 26, 27 e 28 de julho, nós estaremos realizando o curso, no qual receberemos colegas do Brasil todo, para trocarmos experiências dentro da área e se atualizar no tratamento desses tumores", afirma Conti.

Saúde de Ribeirão Preto

O Portal Revide entrou em contato com a prefeitura da cidade para maiores informações sobre a doença e o tratamento no município. A Secretaria Municipal da Saúde informa que a prevenção do câncer de cabeça e pescoço na rede pública de saúde é iniciada na atenção básica, na avaliação com o clínico geral e odontológico.

"Os casos suspeitos são encaminhados para os ambulatórios de especialidades do NGA e cirurgia de cabeça e pescoço. Os casos confirmados são encaminhados para os prestadores em oncologia da rede pública municipal (HC, Beneficência Portuguesa e Santa Casa), onde o tratamento definitivo é realizado", explica.


Foto: Divulgação

Compartilhar: