Mais de 1,7 mil pessoas aguardam por cirurgias pelo SUS em Ribeirão Preto
Cirurgias de catarata, hérnia, amígdalas e implantes são os procedimentos mais comuns

Mais de 1,7 mil pessoas aguardam por cirurgias pelo SUS em Ribeirão Preto

Levantamento foi realizado pelo Conselho Federal de Medicina e indica procedimentos agendados no SUS que não demandam urgência e emergência

Ribeirão Preto tem 1.742 pessoas na fila de espera para cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que divulgou levantamento na última semana. O município é o 24º no Estado de São Paulo que mais tem pessoas aguardando o procedimento.

As cirurgias eletivas são aquelas que não demandam urgência ou emergência e são procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade de todas as especialidades médicas, como implantes, cirurgias de catarata, hérnia, vesícula, amígdalas e adenoide, além de cirurgias ortopédicas.

À frente de Ribeirão Preto entre os municípios com mais pessoas que aguardam a realização do procedimento estão São Paulo (25 mil pessoas na espera), Franca (10 mil), Araçatuba, São José do Rio Preto e São José dos Campos (6 mil). Em todo o Brasil, 904 mil aguardam na fila.

O estudo, feito pela primeira vez pelo conselho, mostra que do total pelo menos 746 procedimentos cirúrgicos estão na fila de espera há mais de dez anos e 83% dos pedidos entraram na fila a partir de 2016. Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Ceará apresentaram o maior número de cirurgias pendentes.

Médicos alertam que a demora na realização de determinado procedimento é decisiva no sucesso de um tratamento.  O presidente em exercício do CFM, Mauro Ribeiro, defende políticas integradas entre os entes federados. “O número de pacientes que precisam dos procedimentos e não têm acesso ao Sistema Único de Saúde é imenso. É necessário que o governo federal estabeleça políticas públicas com os estados e municípios para poder organizar o sistema e dar acesso a esses pacientes ao sistema de saúde”, disse.

O Ministério da Saúde ressalta que foi adotado o sistema de lista única para organizar a rede de saúde e diminuir a fila de espera. O novo sistema tem o objetivo de centralizar as demandas em um único cadastro e ampliar as possibilidades de atendimento do paciente para outros hospitais de sua região.


Foto: Pedro Gomes/Arquivo Revide

Compartilhar: