Medição da qualidade do ar em Ribeirão Preto é feita manualmente

Medição da qualidade do ar em Ribeirão Preto é feita manualmente

Cetesb, responsável pelo controle, afirma que mecanismo está manual até que a estação seja transferida para o Parque Maurílio Biagi

A medição de temperatura e qualidade de ar em Ribeirão Preto tem sido feita de forma manual, devido à alteração de local da antiga estação, que ficava no bairro Ipiranga, e será alocada agora no Parque Maurilio Biagi.

Segundo o responsável pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Ribeirão Preto, Marco Artuzo, o material é colhido uma vez por semana, onde as amostras são analisadas por físicos e químicos e são encaminhadas para um laboratório especializado em São Paulo.

Artuzo comenta ainda que a antiga estação climática estava localizada no bairro Ipiranga pelo fato de estarem próximas as áreas rurais, e o objetivo era monitorar as queimadas nos canaviais. Porém, devido ao grande fluxo de veículos no município, o critério de mudança foi para obter amostras de partículas inaláveis que são oriundas de veículos de combustíveis motores. Ou seja, um local apropriado na região central de Ribeirão Preto. O mesmo local no Ipiranga, em 2013, foi alvo de furto, o que comprometeu o funcionamento da estação.

“O local tinha que ser mudado de qualquer forma, pois precisamos medir a qualidade de ar em locais que tenham a movimentação de veículos e por problemas de segurança que estava ocorrendo no Ipiranga,” relata Marco.

Dessa forma, enquanto não há a mudança, os dados horários que são disponibilizados no site da Cetesb não contêm as informações de Ribeirão Preto.  

O responsável pela Cetesb afirma que a parte técnica do plano já está concluída, mas está em andamento o projeto final da administração. Sem data confirmada, a previsão de mudança para o Parque Maurilio Biagi é para este ano.

O monitoramento da estação contribui com o planejamento do sistema, principalmente nas épocas mais secas, que são junho e setembro, em que a qualidade e a baixa umidade de ar são motivos de pesquisas, como nos dias de grande amplitude térmica.

A estação climática da Cetesb tem as funções de medir a umidade do ar, temperatura, velocidade do vento e partículas inaláveis de poluição.

Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: