Medicina da USP Ribeirão Preto precisa de voluntários com pressão alta para pesquisa
O estudo é voltado para homens e mulheres, entre 30 e 65 anos, que apresentam hipertensão arterial

Medicina da USP Ribeirão Preto precisa de voluntários com pressão alta para pesquisa

Os candidatos precisam ter disponibilidade para participar de programa específico de exercícios físicos durante quatro meses, três vezes por semana

Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, precisa de voluntários, homens e mulheres entre 30 e 65 anos de idade, para participar de dois estudos que avaliarão a eficácia do exercício físico no controle da pressão arterial e na qualidade de vida.

Todos os voluntários devem apresentar hipertensão arterial (pressão alta). Mas somente as mulheres precisam estar em tratamento com o princípio ativo Enalapril ou Losartana. Os homens devem ser hipertensos que não usam nenhum medicamento. Nenhum voluntário deve ser fumante ou diabético.

Para as mulheres, serão avaliados parâmetros cardiovasculares antes e após a menopausa. Para os homens, análise comparativa dos efeitos do treino físico aeróbico sobre as condições cardiovasculares dessas pessoas.

Os candidatos precisam também ter interesse e disponibilidade para participar de programa específico de exercícios físicos, que ocorrerá no Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (Cefer), da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto, durante quatro meses, três vezes por semana.

Os estudos serão conduzidos pelas pesquisadoras Tábata de Paula Facioli e Stella Vieira Philbois, orientadas pelo professor Hugo Celso Dutra de Souza, no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Fisioterapia Cardiovascular do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP.

Os interessados podem procurar pelas pesquisadoras de segunda a sexta-feira, horário comercial, no telefone (16) 3315.0742, ou nos celulares/WhatsApp (16) 9.9309-1387 (Tábata) e (16) 9.8106-6186 (Stella).

Mais informações: [email protected] e [email protected]

*Com informações do Serviço de Comunicação da USP Ribeirão Preto 


Foto: Gerald Oswald por Pixabay

Compartilhar: