Ministério da Saúde abre 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil
Programa vai substituir o Projeto Mais Médicos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS)

Ministério da Saúde abre 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil

Profissionais poderão atuar em 5.233 municípios brasileiros; objetivo é reforçar o Sistema Único de Saúde

Com o objetivo de reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde oferece 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil. Os profissionais poderão atuar em 5.233 municípios brasileiros, ou seja, quase 94% do país. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 3. 

Esse programa vai substituir, de maneira gradativa, o Projeto Mais Médicos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). Nele, serão oferecidos aos médicos selecionados para o programa a formação em Medicina de Família e Comunidade, avaliação de desempenho, possibilidade de contratação por meio do regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade) e gratificação para atuar em áreas remotas e de saúde indígena.

Os gestores de saúde dos municípios elegíveis devem fazer a adesão ao Médicos pelo Brasil pelo edital que será publicado nesta segunda-feira, 6.

"A recomendação é que os gestores não percam a oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, disse o secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara. Ele preside o Conselho Deliberativo da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), responsável por executar o novo programa.

 Os munícipios foram escolhidos para o programa levando em consideração a alta vulnerabilidade e por estarem em áreas rurais remotas. 

Médicos pelo Brasil
O programa foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. O orçamento previsto para a execução no primeiro ano de trabalho é de R$ 1,2 bilhão.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar: