Ministério da Saúde abre consulta pública para doenças relacionadas ao trabalho

Ministério da Saúde abre consulta pública para doenças relacionadas ao trabalho

Participação da população na atualização da lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) vai até 2 de fevereiro

O Ministério da Saúde abriu consulta pública para a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). O novo documento será adotado a partir de 2020 por todos os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças que afetam a integridade física, mental e social dos trabalhadores. A consulta pública pode ser realizada através do site do Ministério da Saúde na internet. São aceitas sugestões e contribuições de toda a população, que podem ser relatos de experiências ou conteúdo científico. 

A revisão periódica da LDRT é uma determinação legal e possibilita o acompanhamento das transformações nos processos produtivos em curso no País, que impactam em consequências para a saúde dos trabalhadores. Além disso, o estudo da relação entre doença e trabalho também aprimora os procedimentos de diagnóstico e a elaboração de projeto terapêutico, além de apoiar as ações de vigilância e promoção da saúde de forma individual e coletiva.

A LDRT orienta as atividades dos profissionais do Sistema Único de Saúde nos 213 Centros de Referência do Trabalhador, sendo 27 estaduais e 186 regionais. Esses serviços integram a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), que é a responsável pela saúde dos trabalhadores urbanos e rurais. A assistência acontece independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho. As contribuições da população serão analisadas e poderão confirmar ou modificar o texto do documento final, e podem ser feitas até a data limite de 2 de fevereiro de 2020.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: