Ministra da Saúde participa de lançamento de estudo contra câncer no HC

Ministra da Saúde participa de lançamento de estudo contra câncer no HC

Nísia Trindade esteve em Ribeirão Preto para conhecer o Núcleo de Terapia Avançada e o estudo clínico com a terapia que usa as células CAR-T

Representando o prefeito Duarte Nogueira, a secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, participou nesta segunda-feira, 25, da visita da Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, para conhecer o Nutera (Núcleo de Terapia Avançada) e o estudo clínico com a terapia que usa as células CAR-T para combate a linfoma não Hodgkin de células B e leucemia linfoide de células B. O encontro marcou o lançamento do estudo do uso das células Cart-T no tratamento dos dois tipos de câncer e do Núcleo de Terapia celular Avançada.

 

O tratamento com células CAR-T foi desenvolvido em 2017 nos Estados Unidos e, desde 2019, no Brasil, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), em colaboração com o Instituto Butantan e apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

Vinte pacientes foram tratados com sucesso e com remissão das doenças. Na próxima fase, 81 pacientes serão submetidos à terapia em cinco instituições de saúde do estado de São Paulo. A expectativa é beneficiar mais de quatro mil pacientes por ano.

 

“Ribeirão Preto desponta em saúde por ser uma cidade polo, com vária universidades e o Hospital das Clínicas, que nos traz assistência de qualidade e alto nível em saúde. Os resultados apresentados são de extrema relevante diante de uma doença tão impactante, portanto, a ciência e o avanço tecnológico em prol da cura dessas patologias é de extrema relevância e importância, para Ribeirão Preto, para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Parabéns a todos que participaram desse projeto da terapia celular” disse em seu discurso, secretária de Saúde, Jane Aparecida Cristina.

 

A técnica CAR-T consiste na retirada de linfócitos do próprio paciente, que são manipulados em laboratório e reaplicados no organismo. O objetivo é preparar os linfócitos para identificar e eliminar células tumorais que não foram detidas por outros tratamentos como quimioterapia e transplante de medula.

 

A Ministra Nísia Lima Trindade disse que acredita na ciência como atividade que deve se firmar política de Estado como o SUS, e classificou a como uma grande conquista para todos os brasileiros.

 

“As construções levam anos como essa que vocês desenvolveram aqui. Agradeço a vocês por essa luta intensa, e no caso do estado de São Paulo, favorecida por uma institucionalidade de permanência que está sendo trabalhada pelo nosso governo”, relatou a ministra.

 

Nísia Lima Trindade destacou ainda as ações do Ministério da Saúde desenvolvidas no Nutera.

 

“Outras ações do Governo Federal se somarão e podem contribuir com esse projeto e a Anvisa é fundamental nesse processo, de análise técnica criteriosa e investimentos que depois irão favorecer a pesquisa, concluiu a ministra.

 

“O objetivo é poder disponibilizar aos pacientes atendidos pelo SUS esse tipo de tratamento, que hoje é muito caro, cerca de 2 milhões de reais, e torne o acesso mais democrático, explicou o diretor presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rodrigo Calado.

 

Para a terapia ser desenvolvida em larga escala é preciso estudos clínicos em três escalas e depois submetê-lo a Anvisa para aprovação.

 

“O Brasil é capaz de desenvolver isso, tem gente capaz, basta que tenhamos organização, investimentos e encare isso como uma política de Estado, porque tem muita coisa vindo por ai”, disse Esper Kallas, diretor do Instituto Butantan.

 

 


Foto: divulgação

Compartilhar: