Ministro pede empenho dos conselhos de Saúde

Ministro pede empenho dos conselhos de Saúde

Para presidente do conselho municipal de Saúde de Ribeirão Preto população também precisa entrar na briga

Nesta terça-feira, 2, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, fez um apelo aos conselhos municipais de Saúde de todo o país para que reforcem o combate ao mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, à epidemia do vírus Zika registrada no Brasil.

O pronunciamento do ministro foi feito durante a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Saúde. Nele, Castro informou ter enviado a todos os conselhos municipais um vídeo que demonstra a importância do papel de cada um dos conselheiros na mobilização da sociedade para combater o inseto.

"Está na hora de os conselhos arregaçarem as mangas", disse. "Estamos do mesmo lado, com a mesma luta", completou, ao pedir um diálogo "franco, aberto, leal, democrático e sincero" entre os membros do conselho e o ministério.

O presidente do conselho municipal de Saúde de Ribeirão Preto José Ricardo Guimarães Filho concorda com a declaração do ministro e reforça que a população também deveria se conscientizar do problema. “Parafraseando a declaração do ministro, eu diria que a população precisa ‘entrar de cabeça’ nesta briga contra o Aedes’”, completa.

O conselho municipal tratará de assunto em reunião com a secretária municipal de Saúde. Segundo Guimarães Filho, a situação é alarmante e a projeção de casos é grave. “Com a Carnaval, muito gente viaja para Estados onde os casos de Zika já estão bem evoluídos. Até o ano passado não tínhamos casos registrados, e os primeiros registros vieram de outras regiões do país”, alerta.

Compartilhar: