Dia Mundial do Transtorno Bipolar reforça a importância da busca por ajuda especializada

Dia Mundial do Transtorno Bipolar reforça a importância da busca por ajuda especializada

Segundo dados da OMS divulgados em 2019, estima-se que 140 milhões de pessoas no mundo viva com o transtorno

O Dia Mundial do Transtorno Bipolar, que é lembrado nesta quinta-feira, 30 de março, reforça a importância da busca por ajuda especializada. A data foi escolhida para homenagear o pintor holandês Vincent Van Gogh, que foi diagnosticado postumamente com possível bipolaridade.

 

Segundo estivativa pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, cerca de 140 milhões de pessoas no mundo têm o distúrbio. Apesar de ser possível desenvolvê-lo tardiamente, o transtorno atinge mais a população entre 15 e 25 anos.  De acordo com o psicólogo Washington Rodrigues, “ter um dia dedicado ao transtorno bipolar é importante porque aumenta a conscientização, ajuda a erradicar estigmas do senso comum, promove a advocacia pelos direitos das pessoas com a condição e oferece apoio emocional para aqueles que vivem com ela”.

 

Para o especialista, a importância de diminuir esse estigma relacionado ao transtorno precisa ser feito junto à educação do indivíduo, para que haja uma empatia daqueles que não compreendem o distúrbio. “O transtorno bipolar muitas vezes é estigmatizado como uma doença mental grave e incapacitante. No entanto, a educação pode ajudar a mostrar que as pessoas com transtorno bipolar podem viver vidas plenas e significativas, com tratamento e suporte adequados. A educação também pode ajudar a desmistificar a ideia de que o transtorno bipolar é algo a ser temido ou evitado”, conclui.


Foto: Gerd Altmann por Pixabay

Compartilhar: