No frio, as lesões no joelho tendem a aumentar
Com os problemas causados, principalmente no frio, as pessoas devem fazer um programa de atividades físicas específicas

No frio, as lesões no joelho tendem a aumentar

Nessa época do ano, as dores nas articulações aumentam por conta das propriedades físicas dos fluídos que compõem o corpo humano

Com a temperatura baixa, o corpo, assim como os músculos começam a sofrer alterações. Entre elas são os problemas causados nos joelhos, que com a mudança de clima, as dores nas articulações aumentam.

Do outono para o inverno, a chuva e o frio começam a aparecer com mais frequência, porém as pessoas devem manter a atenção redobrada em relação às dores e as atividades físicas realizadas nessa época do ano.

O fisioterapeuta e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto, Giuliano Martins, diz que muitas pessoas sentem dores nas articulações e nos músculos quando a temperatura do ambiente diminui. “Isso pode ser explicado por dois fatores: o primeiro está relacionado com a alteração das propriedades físicas dos fluídos que compõem o corpo humano. E outro está ligado aos mecanismos que o próprio corpo desenvolve para tentar diminuir o efeito do frio sobre o nosso organismo”, explica.

Ele conta que o líquido que lubrifica as articulações, chamado sinovial, fica mais espesso, dificultando o deslizamento articular, o que causa desconforto em pessoas portadoras de osteoartrose.

Já em relação aos mecanismos do corpo, o fisioterapeuta explica que isso acontece por causa das contrações musculares rápidas e involuntárias, que são os tremores, que buscam produzir mais calor. “Isso tem como consequência a tensão e a fadiga muscular, com a sobrecarga nos tendões”, afirma.

Alimentação

Com a chegada do frio, a fome cresce nessa época do ano e diminui no verão. Para isso, Martins fala que o aumento da taxa metabólica para aumentar a produção interna de calor exige maior consumo de energia, o que também leva à fadiga, caso a pessoa não se alimente corretamente, o que faz com que a fome aumente. 

“Ao mesmo tempo, para evitar a perda de calor, a redução do fluxo sanguíneo na superfície do corpo, diminui a oferta de oxigênio para os tecidos, dificultando a agilidade e a potência da musculatura” relata.

Auxílio 

Para amenizar os problemas causados, principalmente no frio, as pessoas devem fazer um programa de atividades físicas especificas para este tipo de clima, pois, segundo o fisioterapeuta, os exercícios podem aperfeiçoar a irrigação sanguínea, como também aumentar o controle muscular e a flexibilidade.

“Aplicações de laser permitem recuperar-se com mais eficiência das dores e de lesões musculares, pois permitem o aumento da irrigação sanguínea no ponto doloroso. Ele também ajuda no alívio da dor e do edema na articulação e pode ser utilizado em casos de artrite reumatoide, osteoartrite, bursite, neurite e espasmos musculares”, diz.

Além dos exercícios, a fisioterapia também auxilia nesses problemas. “O fisioterapeuta está capacitado a interpretar os sinais do corpo, como dor, edema, rigidez, limitações e programar a reabilitação precisa para cada caso, seja uma lesão ou apenas desconfortos”.


Foto: Marcos Santos

Compartilhar: