Nova linhagem do vírus da dengue é detectada no Brasil
Evite focos de água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente

Nova linhagem do vírus da dengue é detectada no Brasil

Cepa mais disseminada no mundo nunca havia sido detectada na América do Sul; país vive surto da doença com mais de 500 mil casos

Uma nova linhagem da dengue foi detectada pela primeira vez no Brasil em um homem de Aparecida de Goiânia (GO) por pesquisadores da Fiocruz e do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás.

O genótipo do sorotipo 2, também conhecido como genótipo cosmopolita, é a linhagem do vírus da dengue mais disseminada no mundo, mas nunca havia sido encontrada no Brasil, que atualmente vive um surto da doença com mais de 500 mil casos registrados entre janeiro e abril.

O achado representa o primeiro registro oficial desta linhagem na América do Sul e o segundo nas Américas, já que no Peru houve um surto deste subtipo em 2019. Atualmente predomina no Brasil o vírus da dengue conhecido como genótipo 3 do sorotipo 2, ou genótipo asiático-americano.

Segundo a Fiocruz, a identificação foi feita em fevereiro a partir de uma amostra de um caso ocorrido no final de novembro na cidade goiana. A detecção foi comunicada às secretarias municipal e estadual e ao Ministério da Saúde e um artigo detalhando a descoberta foi publicado na plataforma de preprints medRxiv.

Dengue no Brasil

Segundo boletim do Ministério da Saúde, publicado no começo de maio, houve um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença de janeiro a abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A região centro-oeste é a que tem mais casos no país, e Goiânia (GO) é o município que lidera a lista, com mais de 31 mil casos até 23 de abril, segundo o Ministério da Saúde.

Apesar dos números de casos em Goiás, os pesquisadores da Fiocruz afirmaram que os dados não fazem relação direta com o novo genótipo e o aumento de casos no estado.

Como se prevenir

O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. E são nos meses mais chuvosos, entre novembro e maio, que a doença tende a se espalhar. Por isso, é importante evitar focos de água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.  

Algumas pessoas ficam assintomáticas e outras apresentam sintomas ainda mais graves, como hemorragia. Ao apresentar sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um serviço médico.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: