Novo superintendente do HC fala dos desafios na gestão do hospital

Novo superintendente do HC fala dos desafios na gestão do hospital

Ricardo de Carvalho Cavalli é o novo superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP) está sob novo comando.

 

Desde o dia 12 de janeiro, Ricardo Carvalho Cavalli assumiu o cargo de superintendente da instituição, até então comandada pelo Dr. Benedito Carlos Maciel, que, após oito anos, pediu exoneração da posição. Funcionários do HC receberam um comunicado, assinado pelo professor Dr. Rui Alberto Ferriani.

 

No documento, o presidente do Conselho Deliberativo da instituição faz um agradecimento ao professor Benedito “pelo excelente trabalho realizado em prol do Hospital das Clínicas e pela parceria exitosa mantida com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, nos últimos oito anos”, e dá as boas-vindas ao professor Ricardo.

 

“Desejo ao professor Ricardo Cavalli uma gestão profícua à frente da Superintendência do Hospital das Clínicas e tenho certeza de que, tendo em vista sua enorme capacidade de trabalho e engajamento, não medirá esforços para que o Hospital continue na vanguarda do sistema de saúde”, finaliza.


Nascido em Ibiraci, Minas Gerais, Cavalli veio para Ribeirão Preto em 1990, para finalizar o Ensino Médio e prestar o vestibular. Em 1997, concluiu a graduação em Medicina pela FMRP, cursou Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas e, depois, cursou mestrado e doutorado, também pela FMRP, e pós-doutorado em Harvard, Boston, nos Estados Unidos.

 

“Desde 2005, exerço as atividades como professor da FMRP junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, tendo atuado na Residência Médica do HC, Clínica Civil, Comissão de Pós-Graduação e, desde, 2017, como Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HC (FAEPA)”, comenta. Participa, ainda, da Rede Brasileira sobre Estudos da Hipertensão na Gravidez, como membro, e é coordenador da área de Medicina III na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Abaixo, confira a entrevista sobre os desafios e planos no comando da superintendência do HC:  

 

Como foi receber a notícia de que assumiria a superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto?

 

Foi uma grata e honrosa notícia, considerando o fato de vivenciar esta instituição há 27 anos, sendo que, nos últimos 15 anos, atuando ativamente na colaboração do desenvolvimento de atividades junto a mesma. Trata-se de uma das principais instituições de saúde do interior do Estado de São Paulo, com grande responsabilidade no atendimento da população do Sistema Único de Saúde (SUS) na nossa região, além de ser referência nacional e internacional na saúde, assistência e pesquisa.

 

A experiência que você teve como professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e como diretor da FAEPA ajudará no trabalho que executará como superintendente?

 

Com certeza. O progresso na carreira docente e atuação como professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia me trouxe muita experiência na vida acadêmica e, desde 2017 atuando com Diretor Executivo na FAEPA, tive a oportunidade de vivenciar a gestão administrativa e financeira em uma fundação privada que, atualmente, gerencia quatro hospitais e um Ambulatório Médico de Especialidade (AME), participa das atividades junto ao HC-FMRP-USP, atua apoiando atividade de ensino, pesquisa e convênios com a Secretaria Municipal de Saúde (atuando na saúde primária do distrito oeste), com a Secretária Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde.

 

Atualmente, como está a instituição?

A instituição está estruturada, sólida e com equilíbrio financeiro. As gestões anteriores mantiveram qualidade e responsabilidade na gestão. Como toda instituição de saúde, precisa sempre estar trabalhando na manutenção e na modernização da estrutura física e do parque tecnológico, como também ampliar e qualificar serviços de saúde investindo na contratação e no aprimoramento de recursos humanos, aquisição de materiais hospitalares, medicamentos e novas tecnologias para oferta de um serviço qualificado e célere para a nossa população.

 

Quais os desafios que enfrentará nessa nova gestão?

Os principais desafios envolvem manter a qualidade, responsabilidade e capacidade de atendimentos em alta complexidade aos pacientes do SUS no interior do Estado de São Paulo. Outro desafio é a reabertura de leitos e de salas cirúrgicas fechadas durante a pandemia, sendo que este fato, associado a não reposição de recursos humanos, torna a proposta ainda mais incitante. A instituição pretende ampliar o serviço de Oncologia e Terapia Intensiva, que são prioridades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e demanda da nossa regional de saúde, ações que foram planejadas e iniciadas em agosto de 2022 e fazem parte de uma proposta de convênio entre HC, USP, FAEPA e a SES para os próximos cinco anos

 


“Os principais desafios envolvem manter a qualidade, responsabilidade e capacidade de atendimentos em alta complexidade aos pacientes do SUS no interior do Estado de São Paulo”, revela o novo superintendente

 

Agora, como superintendente, quais são seus planos em relação à instituição?

Os planos da instituição em relação à assistência hospitalar, neste momento, estão em consonância com as propostas da SES: dar transparência e agilidade para zerar as filas cirúrgicas eletivas, ampliar serviços de Oncologia e Terapia Intensiva, incentivar a incorporação de tecnologia e saúde digital, como também fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica. O HCRP vai se manter alerta e vigilante em relação à pandemia de Covid-19, sempre norteando as ações de saúde necessárias para o combate ao recrudescimento, apoiando a vacinação e as medidas de controle de transmissão da doença.

 

Quais serão os próximos passos que seguirá como superintendente?

Vamos trabalhar internamente na instituição e externamente junto ao Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Direção Regional de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde. No trabalho interno, vamos sempre procurar qualificar os serviços hospitalares no atendimento ambulatorial, internação, cirurgia e exames diagnóstico, com aprimoramento e protocolos assistenciais discutidos com as equipes de saúde, buscando manter a excelência e a incorporação de novas tecnologias, desenvolvendo ensino, assistência e pesquisa.

 

No trabalho externo, vamos dialogar com os gestores municipais, estaduais e federais, avaliando as demandas para gerenciamento da fila de pacientes encaminhados, como também fortalecendo o sistema de referência e contra-referência para manter o equilíbrio da hierarquização do SUS. Vamos discutir com os gestores a melhoria do financiamento do SUS e busca de recurso para manter a quantidade e a qualidade na eficiência do atendimento aos pacientes. Por fim, vamos trabalhar todos, colaboradores da instituição, gestores, pacientes e sociedades, unidos e em uma única direção, que objetiva manter a qualidade e a eficiência no atendimento do SUS a nossa população. 

 


 

Superintendentes do HC

Cavalli será o 11º superintendente do HC, substituindo o professor Benedito Carlos Maciel, que assumiu o cargo em março de 2015, no lugar do também professor Dr. Milton Laprega. Também ocuparam esse posto Paulo Gomes Romeu (de junho de 1956 a março de 1969), Jorge Armbrust de Lima Figueiredo (de 1969 a fevereiro de 1970), Jacob Renato Woiski (de 1970 a maio de 1971), Alberto Raul Martinez (de maio a dezembro de 1971), Carlos Eduardo Martinelli (de 1971 a maio de 1983), Marisa Mazzoncini de Azevedo Marques (de 1983 a maio de 1987), Antonio Carlos Pereira Martins (de 1987 a março de 1995) e Marcos Felipe Silva de Sá (de 1995 a 2003). 


Fotos: Revide

Compartilhar: