Número de adultos com diabetes quadruplicou desde 1980

Número de adultos com diabetes quadruplicou desde 1980

OMS avalia que 422 milhões de adultos sofriam de diabetes em 2014, contra 108 milhões em 1980

O número de adultos com diabetes quase quadruplicou em 24 anos. A afirmação é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estima que 422 milhões de adultos no mundo (8,5% da população) viviam com diabetes em 2014, sendo que em 1980 havia 108 milhões, o que corresponde a  4,7%. A pesquisa mostrou que, entre 1980 e 2014, a diabetes se tornou mais comum entre os homens do que as mulheres.

A doença, que é atualmente a quarta causa de morte nas Américas, depois de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e demências, é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue.

Segundo o médico endocrinologista pediátrico, especialista em diabetes de crianças e adolescentes, Raphael Del Roio Liberatore Junior, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), o número de adultos que têm diabetes aumentou por causa das mudanças de hábitos de vida que estão levando a população a aumentar de peso. “O diabetes tipo 2, que acomete preferencialmente adultos, mas pode ocorrer também em crianças, está relacionado aos índices de obesidade: quanto mais obesos, mais diabetes”, afirma.

Ele relata ainda que a estimativa é que, em Ribeirão Preto, em média 15% da população adulta tem diabetes.

Um novo relatório da OMS destacou que o aumento da diabetes pode ser retardado por meio de uma combinação de políticas fiscais, legislações, mudanças no meio ambiente e conscientização das pessoas para a necessidade de modificar os fatores de risco para a doença. Para exemplificar a questão, a Organização afirmou que isso inclui as políticas que aumentem os impostos sobre as bebidas açucaradas e a adoção de rotulagem frontal nos alimentos, alertando os consumidores sobre os produtos processados com alta quantidade de gordura, sal e açúcar, sendo assim, desencorajando o consumo desses alimentos.

Ainda de acordo com a OMS, a maioria das pessoas com diabetes sofrem de tipo 2, que está intimamente ligada ao excesso de peso e obesidade, bem como estilos de vida sedentários. “Não é só o fato de ser diabético, mas as complicações do diabetes representam um elevado custo social e econômico para o nosso País”, afirma o médico.

Tipos

O endocrinologista explica que o diabetes tipo 1 é a forma mais frequente em crianças e adolescentes e é caracterizado pela falta de produção de insulina. Já o tipo 2 está associado a obesidade e ocorre, principalmente, em adultos.

A doença pode causar cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos, derrames e até amputação dos membros inferiores, caso não seja tratada corretamente com medicamentos e dietas.

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: