O que é a hérnia de disco?
A hérnia de disco acontece quando algum dos discos da coluna se deslocam e têm sua função de proteção comprometida

O que é a hérnia de disco?

Seja por predisposição genética ou fatores de comportamentos, segundo o último censo do IBGE, o problema atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros

*Conteúdo Publieditorial enviado por Experta Mídia

Dores constantes e agudas nas regiões lombar ou cervical são sinais de que é hora de procurar um médico ortopedista para investigar a possibilidade da causa do sofrimento ser hérnia de disco.

Seja por predisposição genética ou fatores de comportamentos, segundo o último censo do IBGE, o problema atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), chega a afetar mais de 80% da população mundial.

É necessário procurar um especialista em Ortopedia ou Neurocirurgia para ter o tratamento correto, que permita ao paciente não ter a qualidade de vida comprometida pelo problema.

Hérnia de disco

A coluna vertebral tem a importância fundamental de sustentar, movimentar e equilibrar o nosso corpo, além de proteger a medula espinhal, estrutura delicada responsável pela condução do impulso elétrico do cérebro para todo o organismo.

É uma espécie de tronco, ao mesmo tempo, firme e flexível, formado por estruturas ósseas sobrepostas, chamadas de vértebras.

Entre uma vértebra e outra existem os chamados discos intervertebrais, que as protegem quando o corpo se movimenta. Eles são fibrosos por fora e moles por dentro, com uma textura parecida a de um gel. Por esse motivo, são excelentes amortecedores que impedem o impacto entre as vértebras, o que gera bastante dor.

A hérnia de disco é justamente quando algum desses discos se deslocam e têm sua função de proteção comprometida. 

Tipos e sintomas

Hérnia de disco cervical

A cervical corresponde à parte da coluna localizada na região do pescoço e possui sete vértebras. A hérnia de disco cervical acontece quando há desgaste ou deslocamento de um disco intervertebral desta região.

Dependendo do nível do deslocamento, a hérnia de disco passa a comprimir o nervo. Resultado: sensação de formigamento e muita dor do pescoço, que pode irradiar para os ombros, braços e mãos.

Essa dor normalmente é aguda e com ardência. Ocorre também uma sensação de rigidez no pescoço, fraqueza nos braços e dor na nuca, que irradia para a cabeça.

Hérnia de disco lombar

A coluna lombar é a que fica na base da coluna. É responsável por sustentar peso, gerar estabilidade e mobilidade. É composta por cinco vértebras, que são as maiores da coluna vertebral.

O deslocamento ou desgaste dos discos intervertebrais da lombar gera dor nesta região, que pode atingir o nervo ciático, que controla as articulações dos quadris e pernas, incluindo coxas, joelhos e tornozelos.

Pode ocorrer sensação de fraqueza, formigamento e dor nos membros inferiores, até nos pés. Outro sintoma comum da hérnia de disco lombar é dor ao urinar, evacuar, tossir e dar risada.

Diagnóstico

A coluna vertebral é suscetível a diversas doenças, por isso há a necessidade de buscar um ortopedista ou neurocirurgião, como os especialistas da Rede D'Or São Luiz, para realizar o diagnóstico.

No consultório, o médico analisará o estilo de vida do paciente, todos os sintomas e tipos de dores que ele sente. O diagnóstico é comprovado por meio de exame físico, raio-x, tomografia e ressonância magnética, que identificam a localidade da hérnia e o tamanho da lesão.

Tratamento

Inicialmente, se faz uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios com bastante repouso. O passo seguinte, normalmente, são as sessões de terapias como acupuntura e fisioterapia.

Normalmente esses tratamentos corrigem o deslocamento do disco e os sintomas desaparecem.

A cirurgia é indicada apenas nos casos mais graves, quando os pacientes não respondem ao tratamento clínico. O procedimento é minimamente invasivo e tem a função de retirar a parte lesionada.

Prevenção

Todas as medidas que preservam a coluna vertebral são indicadas para prevenir hérnia de disco: praticar atividades físicas sob orientação, manter a postura adequada ao permanecer sentado, durante o sono e sempre que levantar e carregar peso.

O sobrepeso corporal pode ser um grande vilão para a coluna, então vale o esforço de mantê-lo controlado. 

Mulheres devem evitar o uso excessivo de salto alto, pois esse tipo de sapato tende a aumentar a curvatura lombar.

E cuidado com álcool e cigarro, pois essas substâncias ajudam a alterar os vasos sanguíneos que abastecem os discos intervertebrais, reduzindo seu suprimento de sangue.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: