Obra do AME Ribeirão Preto será entregue em outubro, afirma Prefeitura

Obra do AME Ribeirão Preto será entregue em outubro, afirma Prefeitura

Segundo a administração, empresa trabalha nos últimos detalhes da edificação do complexo hospitalar que terá capacidade de atender 1,5 milhão de pessoas

A obra do Ame Ribeirão Preto, Ambulatório Médico de Especialidades, que está 97% concluída, será entregue em outubro para gestão que será realizada pelo Governo do estado de São Paulo, por meio de uma OSS.

 

O complexo hospitalar, cuja construção foi 100% custeada com recursos do município, teve investimento de R$ 45.312.605,61.

 

A gestora do espaço será a OSS (Organização Social) Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, que venceu a licitação. Após a entrega, a Organização Social (OSS), Grupo Santa Casa de Franca, ficará responsável pela gestão do hospital.

 

 Estrutura

 

O AME Ribeirão está sendo construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia. 

 

O projeto arquitetônico traz os moldes dos AMEs do Estado de São Paulo em dimensões ampliadas para atender as necessidades de Ribeirão Preto e região.

 

Com mais de 7,9 mil metros quadrados de área construída, quando concluído, a estrutura do prédio contará com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.

 

O hospital terá capacidade de atender 26 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias. Terá capacidade em realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano.

 

O prédio terá 24 consultórios, 22 salas de exames, quatro centros cirúrgicos, 23 salas de apoio e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez.

 

Especialidades médicas

 

As especialidades médicas oferecidas no AME serão: alergia/imunologia, anestesiologia, cardiologia adulto, cardiologia infantil, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto, endócrino GO, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia – médio risco, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.  

 

Espacialidades não médicas

O AME Ribeirão Preto também oferecerá especialidades não médicas, como enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

 

Centros cirúrgicos

Quatro centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.

  

Salas de exames

A estrutura do AME terá ainda 22 salas para exames, sendo quatro salas para ultrassom, duas para endoscopia/broncoscopia, colonoscopia, uretrocistoscopia, urodinâmica, fobronasolaringoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa e holter, teste ergonômico, duas salas para exames oftalmológicos, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, exames de otorrinolaringologia, sala baritada para tomografia computadorizada, com sala de apoio e comando, cintilografia e espirometria.  

 

Salas de apoio

 

Serão 22 salas de apoio para recuperação, observação, curativos, pequenos procedimentos, guarda de material estéril, sala de gesso, esterilização, medicação, medicamentos, de coleta, três salas técnicas, um arsenal, central de materiais e cinco salas de espera.

 

Centro administrativo

 

No centro administrativo, serão 17 salas para abrigar diretoria, centro de recursos humanos, informática, finanças, compras, supervisão de atendimento, farmácia, SAC, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) e almoxarifado.

 

Além disso, haverá 25 banheiros, dois lavabos cirúrgicos, dois refeitórios, três copas, seis vestiários, guarda macas, fraldário, enfermagem, serviço social e psicológico, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e amplo estacionamento para pacientes, familiares e funcionários.

  

Equipamentos

 

O AME Ribeirão será equipado com dois eletrocardiógrafos, 10 holters/MAPA, um ecocardiógrafo, duas esteiras ergométricas, seis vídeos endoscópios, três vídeos broncoscópios, dois nasolaringoscópios, um eletroencefalógrafo, um eletroneuromiógrafo, seis espirômetors, quatro ultrassons, um tomógrafo computadorizado, um aparelho para ressonância magnética, uma gama câmera, um aparelho de raio X, dois desfibriladores portáteis, um equipamento para densitometria óssea, um faco (aparelho para cirurgia de catarata), um microscópio, entre outros.

 

 


Foto: Fernando Gonzaga - Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: