Os cuidados na hora de fazer exercícios físicos
Atletas amadores podem melhorar rendimento

Os cuidados na hora de fazer exercícios físicos

O indicado é focar na saúde que a atividade física proporciona e tomar cuidados com excessos e com as altas temperaturas

Muitos atletas amadores querem resultados quase profissionais, ainda que treinem menos horas. Isso faz com que forcem acima do limite quando estão nas pistas, piscinas ou academias. O indicado é focar na saúde que a atividade física proporciona e tomar cuidados com excessos e com as altas temperaturas.

“A atividade física precisa priorizar a saúde, quando ela feita de forma inadequada, com uma carga ou intensidade excessivas, pode provocar danos ao corpo”, comenta Karina Hatano, médica do exercício e do esporte. Alguns dos problemas são lesões nos pés, como entorses, nos joelhos e musculares e até o aparecimento de doenças inflamatórias, um exemplo é a canelite, que atinge o osso da tíbia, popularmente conhecido como canela. 

Os especialistas alertam sobre a imoprtância de o atleta procurar um profissional para conciliar melhor a suas atividades diárias com os treinos e obter um desempenho satisfatório sem qualquer dano à saúde, à vida particular e aos compromissos profissionais.

Luiz exalta a importância do acompanhamento médico Com as altas temperaturas batendo a casa dos 30oC, Karina adverte ainda para a necessidade de se hidratar muito para evitar desmaios, a hipotensão e, não raras vezes, aumento de pressão arterial. “Até duas horas antes é necessário beber cerca de um litro e meio de água. Meia hora antes mais meio litro e, durante o exercício, ingerir também água ou isotônico”, ensina. E para saber se está bem hidratado ou não é simples: “a urina precisa estar clara”, resume.

Luiz Vinicius Bombonato, de 20 anos, pratica exercícios em seu tempo livre. O jovem conta que era uma pessoa totalmente sedentária. “Não tinha o hábito de praticar nenhum esporte. Até que eu comecei a caminhar de leve com 13 anos por recomendação médica. Eu apresentava um quadro de sobrepeso. Depois de um ano caminhando parti para corrida e minha vida mudou completamente”.

Luiz destaca que faz tudo com acompanhamento médico. “Mudei alimentação, malho todos os dias e corro nos finais de semana. Tenho mais disposição e os músculos estão fortalecidos. O esporte acrescentou muito na minha vida. Hoje sou uma pessoa mais feliz por isso”.Isabel diz que a atividade física contribuiu com sua autoestima

Isabel Custódio, de 48 anos, é outra adepta à atividade física. “O esporte significa saúde em minha vida. Faz dois anos que aderi a esta prática e até minha autoestima melhorou. É importante para a saúde. Posso dizer que foi muito bom entrar na academia. Tudo em conjunto com uma dieta, acompanhamento de profissionais e muita hidratação”.

Veja os sinais que o corpo dá quando o atleta está treinando demais e descansando de menos:

Piora na qualidade do sono
Indisposição
Perda de rendimento
Alteração do humor


Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar: