Os perigos das doenças nos salões de beleza

Os perigos das doenças nos salões de beleza

Muitas doenças estão expostas nos salões de beleza e, entre elas estão micoses, hepatite, HIV, entre outras

Chega fim de ano, ou mesmo final de semana, a maioria dos salões de beleza começa a encher de clientes que querem mudar o visual ou se embelezar repaginando a aparência. Nem todos sabem, no entanto, que muitas doenças estão expostas nos salões. E entre elas estão micoses, hepatite, HIV, entre outras.

O que conta muito nestes casos são os cuidados que devem ser tomados nos locais de estética e beleza, como verificar se os materiais utilizados pelos profissionais estão sendo bem higienizados.

Se um alicate de unha não for bem higienizado, por exemplo, pode transmitir doenças, como hepatite e micose. Por isso, a dica é nunca compartilhá-los. Outra coisa importante é observar se no salão de beleza os produtos estão higienizados dentro de saquinhos plásticos.

O médico infectologista da USP de Ribeirão Preto, Ulysses Strogoff de Matos, comenta a importância de medidas simples, mas essenciais a todas as pessoas que frequentam os salões de beleza.

“Os materiais devem ser de uso pessoal, assim como cada pessoa deve levar o seu kit de unha ou de cabelo”, frisa.

Ele diz ainda que se o cliente for usar os objetos do salão, é melhor ter a certeza que foram esterilizados, antes de usá-los. Até mesmo as navalhas que são usadas pelos cabeleireiros devem ser higienizadas. 

Medidas

As manicures e as podólogas precisam manter o cuidado redobrado, como lavar as mãos antes e depois de cada atendimento, utilizar máscaras descartáveis e luvas para cada cliente.

Também é fundamental esterilizar os materiais cortantes para ter uma boa higienização. As toalhas devem ser individuais, uma para cada cliente, para não passar micose às outras pessoas. Como esta doença de pele pode ser pega através de vários contatos, como usar toalhas úmidas, ficar com a região entre os dedos molhadas, entre outros.

Já na parte de depilação, o correto é utilizar materiais descartáveis, inclusive a cera.

O médico infectologista completa que a transmissão de doenças realmente acontece entre as pessoas, pois são transmitidas pelo sangue e muitas delas se encontram nos salões de beleza. Por isso, o cuidado deve ser grande, para evitar pegar qualquer tipo de enfermidade.
 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: