Pacientes do HC aguardam consulta deitados na grama
O HC informou que as consultas no ambulatório são agendadas e que em alguns locais há horários a cada 30 minutos

Pacientes do HC aguardam consulta deitados na grama

Os pacientes chegam com antecedência e só podem entrar no local no horário marcado do tratamento

Uma cena chama atenção de quem passa pelo Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto. Por conta da espera pelas consultas, muitas pessoas aguardam o horário deitadas no gramado localizado no entorno do hospital.  A maioria são moradores de outras cidades e realizam consultas e tratamentos no HC.

É o caso de Hernandez Donizete de Melo, que tem câncer de esôfago, e vem de São José do Rio Pardo. A prefeitura de sua cidade fornece transporte até Ribeirão, mas com ida e a volta somente em um horário específico. Até o momento de sua consulta, Donizete deita na grama com sua esposa, Ângela Maria Pereira de Melo, e aguarda sua vez. "Pelo menos é tranquilo e fresco", eles dizem.

Roberto Neri da Silva e sua esposa, Maria Dejanira Santos da Silva, que são de Bebedouro, aguardam a consulta marcada para às 13h. "Nós chegamos de manhã e ficamos aqui até a noite", diz Neri. Maria sofre de pênfigo (fogo selvagem) e não pode entrar no prédio até o horário da consulta. Somente nesta semana, ela veio quatro vezes para o HC. "A gente trás café, mas ficamos sem comer até chegar em casa", comenta Maria. "Podia ter uma casa de apoio", conclui.

Neri e Maria trazem café de casa

Muitas dessas pessoas são famílias de baixa renda, como Luciana Aparecida Pereira da Silva, que acompanha sua filha Maria Vitória. As duas vieram de Vargem Grande do Sul e aguardam desde às 6h. Elas trazem o alimento que podem de casa. "Comprar aqui no hospital não dá, é muito caro", diz Luciana. Sua filha tem Arterite e realiza tratamento há quatro anos no Hospital das Clínicas, todos os dias na mesma situação. Luciana não reclama, diz que já se acostumou com a situação. "Se não fosse o hospital eu não teria minha filha", diz.

Luciana e Maria estão na mesma rotina há quatro anos

O HC

O Hospital das Clínicas informou que as consultas no ambulatório são agendadas e que em alguns locais há horários a cada 30 minutos, de forma que permita organizar o fluxo do hospital para melhor ocupação do espaço interno. Segundo informações do hospital, a distribuição das consultas ao longo do dia disponibiliza o uso mais racional das dependências do Hospital.

Para quem chega com muita antecedência, o HC disponibiliza três cantinas e dois quiosques, com sanitários, para os pacientes e acompanhantes. Além disso, há um estacionamento para mais de 800 veículos com área de convivência e fraldário para atender a população.


Fotos: Amanda Bueno

Compartilhar: