Para manter a saúde em dia

Para manter a saúde em dia

Profissionais ressaltam a importância de se realizar o check-up médico periódico, que previne doenças e permite o início de tratamentos preventivos

Muitas pessoas aproveitam a virada do ano, durante o período de férias e de recesso escolar, para realizar as consultas médicas de rotina, os chamados check-ups periódicos. As consultas consistem na realização de exames clínicos e laboratoriais com o objetivo de avaliar a saúde do paciente de forma geral, podendo identificar alterações e diagnosticar doenças, o que permite o tratamento de forma precoce.

Segundo o Dr. Sandro Seiti Takahagi, médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, a realização de consultas médicas periódicas é importante para definir o estado de saúde dos pacientes. “A importância na realização das consultas periódicas é a prevenção de doenças crônicas e a promoção de saúde. Conseguimos definir o estado de saúde de cada pessoa, bem como descobrir doenças que estão começando ou fatores de risco que provavelmente, num futuro próximo, seriam deletérias ao paciente”, explica.

Ainda de acordo com o médico, que é integrante do Programa de Medicina Preventiva da Santa Casa Saúde Ribeirão, os check-ups são individualizados e os pacientes devem separar informações médicas úteis na hora de realizar a consulta. “

Na Medicina Preventiva da Santa Casa Saúde Ribeirão, por exemplo, montamos um planejamento de saúde para cada paciente, levando em consideração idade, gênero, histórico familiar e pessoal, hábitos de vida, doenças já instaladas e medicamentos em uso. É fundamental que o paciente leve exames anteriores, medicações em uso e carteira de vacinação. Em alguns casos, é necessário a presença de um acompanhante que conheça bem o histórico do paciente e que possa contribuir com informações relacionadas ao histórico de saúde”, conclui.

Sandro Seiti Takahagi e Karina Correia Massonetto

Rotina preventiva

Para a profissional de Educação Física Karina Correia Massonetto, os check-ups já fazem parte da rotina. “Faço esses exames periodicamente, uma vez ao ano, principalmente na área ginecológica. Aproveitei agora o período de férias e já fiz todos os exames necessários. Especialmente nós, mulheres, precisamos fazer este acompanhamento para sabermos como está o nosso organismo. Há anos faço esse acompanhamento. Já é minha rotina”, descreve.

Ainda segundo Karina, que também é da área da Saúde, o autocuidado é uma questão primordial. “Sempre recomendo e incentivo, tanto a prática de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação saudável, quanto a atenção médica, pois são complementares. Devemos ir ao médico não somente quando estamos doentes, mas sim fazermos o check-up pelo menos uma vez ao ano, por questão de prevenção”, enfatiza.

De forma geral, as consultas devem ser realizadas anualmente, ou em um tempo menor, em caso de patologias específicas, como explica a Dra. Fernanda Maia de Araújo.
“No check-up, fazemos uma avaliação clínica e, quando indicado, exames complementares de acordo com idade, sexo, fatores pessoais e histórico familiar, onde podemos identificar fatores de risco e as doenças. Normalmente, o check-up deve ser realizado anualmente. Em indivíduos com algumas patologias específicas ou necessidades de ajuste terapêutico, este tempo pode ser menor”, ressalta a médica clínica e cardiologista.

Juliana Velloni da Silva Bastos e Fernanda Maia de Araújo

Benefícios e orientações

Entre os benefícios dessa prática, a Dra. Fernanda destaca a prevenção de doenças através da avaliação de queixas e do reconhecimento dos fatores de risco e de hábitos de vida deletérios, reforçando as orientações de prevenção, como a vacinação e uma rotina de exercícios físicos. O diagnóstico precoce de doenças ainda não manifestadas, reduzindo o risco de complicações, como no caso de diabetes, hipertensão ou câncer, e o ajuste do tratamento de doenças já manifestas, porém ainda sem o controle adequado, também merecem ser citados. “Valem lembrar que o paciente deve seguir as orientações de vestimenta, de jejum e suspensão de medicações, quando necessário, e que esteja aberto às orientações do médico para adesão às medidas e aos tratamentos propostos”, pontua.

Segundo a Dra. Juliana Velloni da Silva Bastos, médica responsável pela avaliação cardiológica e feedback final no Hospital São Lucas, os pacientes recebem as orientações necessárias após uma avaliação multidisciplinar e a realização de exames laboratoriais e complementares. “No programa de check-up anual do Centro Médico São Lucas, temos parceria com empresas em que o paciente é avaliado por médico cardiologista, urologista/ginecologista, dermatologista, cirurgião vascular, nutricionista e faz exames laboratoriais como ECG, teste ergométrico e demais exames complementares conforme indicação. Ao final, recebe orientações e os encaminhamentos necessários de acordo com os resultados”, descreve. 


Fotos: Revide

Compartilhar: