Pediatra explica sobre os cuidados com as crianças durante o inverno

Pediatra explica sobre os cuidados com as crianças durante o inverno

As doenças respiratórias, que são mais comuns durante essa época do ano, podem ser evitadas com dicas simples

Durante o inverno, o cuidado com as crianças aumenta em razão das doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. Essa manifestação é causada pelas baixas temperaturas, o tempo seco e a maior circulação de vírus e bactérias. É o que explica o médico Thiago Santos Hirose, formado em pediatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

“As principais doenças causadas no inverno são as respiratórias, como resfriados, gripe, asma, crises de rinite, que acontecem muito, sinusite e outras doenças, por exemplo, pneumonia e meningite, porque no inverno, além de uma circulação maior de vírus e bactérias, a tendência é que as pessoas fiquem em locais mais fechados e com mais gente, então o contato entre as pessoas é maior. Em razão disso, a contaminação por contato próximo de vírus e bactérias aumenta”, afirma.

Contudo, é possível que os pais evitem essas doenças com algumas dicas simples, como conta o pediatra.  “Durante o inverno, os principais cuidados que os pais devem tomar é lavar as mãos, se estiver resfriado ou gripado, evitar o contato com as crianças pequenas, manter uma boa alimentação, andar agasalhado, beber bastante líquido e se hidratar, não manter contato com pessoas que estão doentes e ir ao médico em caso de sintomas suspeitos – como febre por mais de dois dias, desconforto respiratório e falta de ar”, diz.

Segundo Hirose, não há uma medicação especifica para aumentar a imunidade das crianças durante o inverno e evitar as doenças respiratórias. O mais importante é sempre manter a vacinação em dia, pois elas evitam as doenças mais comuns na estação.

“Temos que lembrar que nas crianças, especialmente nas menores de 5 anos, a imunidade é mais baixa, então elas têm tendência em ficar doentes mais vezes ao ano, em torno de 8 até 10 vezes e, nesta época, por conta do aumento da transmissão de vírus e bactérias pelo ar, aumenta o risco. Então, não existe um medicamento que aumente a imunidade das crianças a longo prazo, mas a vacinação desde o nascimento é importante, pois muitas delas cobrem justamente essas doenças respiratórias causadas no inverno”, explica.

Em caso de recém-nascidos, segundo Hirose, o cuidado deve ser ainda maior, pois a maioria dos bebês até os dois meses ainda não está vacinada. “Todo cuidado é pouco quando se trata de recém-nascidos. As recomendações são: evitar sair com eles de casa, para evitar este tipo de contato, evitar pessoas doentes em contato com o bebê, passar álcool em gel nas mãos para pegar e manipular a criança, fazer a amamentação adequadamente, ter uma boa qualidade de sono e agasalhar bem o pequeno”, conclui o pediatra.

Dicas para manter a saúde das crianças durante o inverno:

- Ter uma boa alimentação;
- Brincar Bastante;
- Tomar bastante Líquido;
- Evitar contato com pessoas doentes;
- Não ficar em ambientes aglomerados;
- Manter as consultas com o pediatra em dia;
- Manter a vacinação em dia;
- Agasalhar a criança.


Foto: Pixabay e arquivo pessoal

Compartilhar: