Pesquisa mostra as principais necessidades de pessoas que sobrevivem ao câncer
O número dos "sobreviventes do câncer" tem aumentado gradativamente com os anos

Pesquisa mostra as principais necessidades de pessoas que sobrevivem ao câncer

Segundo estimativas do Inca, em 2019 devem surgir mais de 150 mil novos casos da doença no País

Fevereiro é marcado pela conscientização contra o câncer. Em razão disso, no início do mês, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou uma pesquisa que aponta as principais necessidades dos chamados "Sobreviventes do Câncer" no pós-tratamento.

O estudo, que leva o nome de "Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina", traz a abordagem qualitativa, compreendendo as experiências e necessidades que os pacientes possuem no pós-tratamento. Uma delas é o acompanhamento psicológico feito por profissionais, sejam eles nas mais diferentes áreas que abrangem o atendimento integrado.

De acordo com Fábio Bronzi, psicólogo do InORP/Grupo Oncoclínicas, o acompanhamento psicológico do paciente oncológico no pós-tratamento é tão importe quanto durante.

"Os pacientes passam o período de tratamento focados no processo e isso se torna prioridade em sua vida, muitas vezes, deixando outros aspectos de lado. No pós, a necessidade do acompanhamento psicológico se faz presente, com o intuito de auxiliar o paciente a se fortalecer para se readaptar à vida e para enfrentar seus medos e obstáculos. Sobreviver ao câncer é uma tarefa árdua sim. Mas traz consigo a oportunidade da pessoa se redescobrir e de exercitar o amor em si mesmo", explica.

Além do estudo, o Inca também lançou a campanha "Eu Sou eu Vou" com o objetivo de incentivar as pessoas e mostrar que uma ação de prevenção, como a prática de exercícios regularmente, pode impactar o futuro próprio e também de toda a sociedade contra o câncer.

Números e Atitudes

Segundo estimativas do Inca, em 2019 devem surgir mais de 150 mil novos casos de câncer no País – sendo eles 68 mil de câncer de próstata, 59 mil de mama, 16 mil de colo do útero e 10 mil de leucemias. Apesar disso, o número dos "sobreviventes do câncer" tem aumentado gradativamente com os anos. Isto porque, segundo Saulo Brito, oncologista, a população está mais consciente quando o assunto é prevenção.

"A prevenção também depende de uma mudança de comportamento. Podemos destacar como hábitos de prevenção para vários tipos de câncer: evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar, fazer exercícios regularmente para controlar o peso e taxas corporais, ter uma alimentação balanceada, ter relações sexuais de modo seguro e tomar as vacinas de acordo com o calendário estabelecido pelo Sistema Único de Saúde", comenta.


Foto: Pixabay

Compartilhar: