Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz recebe Menção Honrosa pelo Ministério da Saúde

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz recebe Menção Honrosa pelo Ministério da Saúde

Rodrigo Stabeli, diretor da Fiocruz São Paulo, recebeu a homenagem pela atuação de destaque durante a pandemia da Covid-19

Nessa quarta-feira, 9, o pesquisador e diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) São Paulo, Rodrigo Stabeli, recebeu o certificado de Menção Honrosa pelo Ministério da Saúde, por exercer um serviço de destaque durante a pandemia da Covid-19. Em diversas divulgações e entrevistas para a imprensa local, Stabeli informou e orientou a população sobre o coronavírus. 

 

“Dedico essa honra ao mérito e toda a minha honra e carinho a todos os profissionais de saúde que se dedicaram incansavelmente em salvar vidas. Dedico também as 700 mil vidas que foram perdidas pela Covid-19, entre essas, a de meu querido pai”, destaca Stabeli. 

 

Em Ribeirão Preto, o pesquisador teve a iniciativa de trazer um robô capaz de processar 800 exames por dia para diagnosticar pessoas infectadas com a Covid-19 e participou, junto aos cientistas da Universidade de São Paulo (USP), nos estudos de anticorpos para a produção de vacinas para prevenir contra o coronavírus, ou identificar anticorpos que possam ajudar no tratamento de pessoas infectadas com a doença. 

 

“Fiquei muito feliz em receber esse diploma. No entanto, não fiz nada além de meu trabalho. Quando percebemos a entrada da pandemia no brasil, trabalhando arduamente para tentar entender e cuidar da saúde de todos que pudessem ser cuidados”, completou o pesquisador. 

  

No Brasil, integrando a equipe de emergência da OPAS/OMS, Stabeli visitou mais de 20 estados brasileiros ajudando na linha de frente no tratamento e na vigilância da Covid-19. Esteve em Manaus e em Porto Velho no momento do colapso do sistema de atendimento por falta de oxigênio. 

 

Rodrigo Stabeli é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e integrante da Vigilância Genômica de Vírus Respiratórios para as Américas pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). 


Foto: Divulgação

Compartilhar: