Planta que produz a tequila traz benefícios para a saúde
Planta mexicana que serve de matéria-prima para a tequila foi submetida a testes em camundongos

Planta que produz a tequila traz benefícios para a saúde

A Agave tequilana ajuda no combate a diabetes e osteoporose, afirmam cientistas

Cientistas do Centre for Research and Advanced Studies, no México, descobriram que as substâncias da planta de tequila podem ajudar no tratamento de pessoas com diabetes, além de aumentar no organismo os níveis de cálcio e magnésio, minerais essenciais para manter os ossos fortes.

A famosa bebida mexicana é feita à base de uma planta, a agave-azul, ou agave tequilana, que é uma espécie muito comum na cidade de Tequila. Porém, a substância é extraída da planta. Beber a sua derivada alcoólica não faz parte do tratamento.

A bebida tequila é produzida removendo o centro da planta (piña) quando ela atinge os 12 anos de idade. As folhas do centro são aparadas e a piña é aquecida para extrair a seiva, a qual é fermentada e destilada.Uma plantação de agave-azul, ao fundo a cidade de Tequila, no México

A principal razão pela qual a planta poderia ser valiosa no combate à diabetes, eles explicaram, é que as agavinas, uma forma natural de açúcar encontrada na planta de agave, não são digeríveis e podem atuar como uma fibra dietética, que é muito útil no combate da diabetes. Além disso, os cientistas também descobriram que a substância aumenta a produção de insulina. 

Além da diabetes, os cientistas também averiguaram a possibilidade de a substância auxiliar no tratamento de doenças ósseas. O experimento foi realizado em camundongos de laboratório, e consistia em remover os ovários de ratos fêmeas para induzir a osteoporose e avaliar uma espécie de tratamento ao alimentar os animais com açúcares da planta de tequila.

Após oito semanas, amostras de ossos dos camundongos foram retiradas para medir a absorção de minerais e de osteocalcina, uma proteína que indica a produção de um novo osso. Foi analisado, então, que as substâncias da planta ajudaram a aumentar os níveis de cálcio que, levado ao intestino grosso, interage com bactérias no intestino.


Fotos: Pixabay

Compartilhar: