Pólio segue como única emergência global mantida pela Organização Mundial de Saúde
No Brasil a vacinação contra a pólio integra o calendário nacional

Pólio segue como única emergência global mantida pela Organização Mundial de Saúde

Foi declarado recentemente o fim da emergência para Covid-19 e mpox, a varíola dos macacos

Após a alteração do status da covid-19 e da mpox (varíola dos macacos), a poliomielite figura atualmente como a única emergência em saúde pública de importância internacional mantida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

 

O mesmo comitê que declarou o fim da emergência para a covid-19 e para a mpox decidiu - por unanimidade - manter o mais alto status concedido pela entidade para a pólio, popularmente conhecida como paralisia infantil. 

 

Os casos mais recentes de poliovírus selvagem foram identificados em abril deste ano no Afeganistão e em fevereiro no Paquistão. No ano passado, a doença foi confirmada em Moçambique e, no fim de 2021, no Malawi.

 

Dados da entidade mostram que a poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade. Uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. 

 

Os casos de poliomielite diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021. 

 

“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década", estima a OMS. 

 

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada em todo o planeta, existe o risco de o país registrar casos importados e do vírus voltar a circular em território nacional. 


Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhar: