Por dia, Ribeirão Preto registra pelo menos três acidentes com escorpiões
Os bairros onde a incidência de acidentes com escorpiões é maior são o Simioni, com 139 casos, e Sumarezinho, que registrou 114

Por dia, Ribeirão Preto registra pelo menos três acidentes com escorpiões

Somente em 2019, foram 499 registros de picadas; Simioni e Sumarezinho têm maior incidência

Ribeirão Preto registrou pelo menos três acidentes com escorpiões por dia neste ano, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram 499 registros de picadas de escorpião na cidade desde janeiro até o dia 15 de maio. No ano passado, o número de acidentes com escorpiões cresceu 450% no município, em relação a 2017. Foram 814 notificações em 2018, contra 150 no ano anterior.

Com o início das chuvas, a atenção deve ser redobrada. A Secretaria da Saúde alerta para o risco nesse aumento, principalmente nas regiões Oeste e Norte de Ribeirão, onde são registrados mais casos. Os bairros onde a incidência de acidentes com escorpiões é maior são o Simioni, com 139 casos, e Sumarezinho, que registrou 114 ocorrências com escorpiões em 2019. De acordo com Lúcia Taveira, coordenadora do Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, a limpeza das residências é fundamental para evitar a proliferação do animal. “Escorpião gosta de lugar quente e escuro, tanto na área interna como externa, e tem hábitos noturnos. Ele sai à noite para procurar alimento, barata, grilo, cupim, animais vivos”, orienta a coordenadora.

Ela também explica ainda que o escorpião pode ficar até seis meses sem se alimentar, mas água é fundamental para sua sobrevivência. Por isso, com o início das chuvas o alerta deve ser ainda maior. “Ele procura ficar em lugares úmidos e, quando começam as chuvas, aumenta muito a proliferação de escorpiões e a incidência de acidentes escorpiônicos”, explica.

Somente no mês de abril foram mais de 30 ocorrências de pessoas que encontraram escorpiões, explica a coordenadora do Controle de Vetores. Ela orienta que quando forem encontrados escorpiões, as pessoas não devem levar as mãos diretamente nos objetos onde estão. “A maior incidência de acidentes acontece nas mãos e nos pés, justamente porque vão com as mãos nesses objetos e acabam sendo picados. Ao calçar os sapatos é preciso ter muito cuidado, verificar antes se não há escorpião alojado dentro, lugar quente, propício para eles”, orienta.

Os escorpiões podem subir nas camas também, alerta Lúcia Taveira. “Eles sobem em qualquer superfície, inclusive nas camas, e acabam se escondendo embaixo de algum objeto, por isso, é necessário que todos fiquem atentos”. No caso de picada, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

 


Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Compartilhar: