Prioridade para a saúde
Em Ribeirão Preto, hospitais públicos e privados reforçam suas estruturas para atender às crescentes demandas da área da saúde

Prioridade para a saúde

Dia Mundial da Saúde: em Ribeirão Preto, hospitais públicos e privados reforçam suas estruturas para atender às crescentes demandas da área da saúde

*Matéria de capa da edição impressa 1.107

Depois de dois anos, a pandemia do coronavírus dá sinais de arrefecimento, embora os especialistas da área sempre alertem que ainda é muito cedo para dar o vírus como vencido.  Nesse período da mais surpreendente e inesperada pandemia, a estrutura de saúde foi colocada à prova. Por mais críticas que se façam, forçoso reconhecer que o Sistema Único de Saúde (SUS) e a estrutura de saúde do município passaram no teste. Nunca tanta gente ficou doente ao mesmo tempo e com gravidade, o que exigiu da rede pública e particular de hospitais um enorme esforço para atender todos os pacientes com qualidade, eficiência e alta assertividade. Ribeirão Preto já perdeu mais de 3.200 vidas, mas fica impossível de imaginar quantos óbitos mais teriam ocorrido se a cidade não contasse com uma robusta estrutura de saúde. Esse resultado foi alcançado graças ao enorme esforço dos profissionais da área. 

Essa condição privilegiada em relação a outros municípios brasileiros, historicamente surgiu em função do Campus da USP, construído em meados do século passado e se consolidou em duas grandes unidades do Hospital das Clínicas. A estrutura de saúde já possuía um histórico com a centenária Santa Casa e depois com a NOVA BENÊ.  As três unidades de saúde públicas se modernizaram para atender às crescentes demandas da Medicina. A iniciativa privada também vem realizando muitos investimentos, caso do Grupo São Lucas que passa por um processo de ampliação das suas instalações. Esse polo de saúde conta com respaldo de cursos do ensino superior que realizam pesquisas importantes.

Na área da saúde municipal, os problemas e os desafios são ainda maiores. O tema nunca sai do debate das campanhas eleitorais. Desde a década de 80, quando o secretário era o médico, Luís Carlos Raya, Ribeirão Preto iniciou um processo de descentralização do atendimento de saúde através de postos e unidades distritais. Apesar dos avanços e dos investimentos, as reclamações e demandas sempre existirão, principalmente no setor público que tem por obrigação constitucional oferecer uma saúde de qualidade a todos os cidadãos, sem distinção de classe social. 

Na prática, a saúde possui custos crescentes e elevados que costumam ser impactados por fenômenos surpreendentes como uma pandemia ou uma declaração de guerra inesperada. Os consensos no Brasil de hoje em dia são cada vez mais raros, mas se tem algo que todos os envolvidos concordam quando se fala em saúde pública é que a prevenção se apresenta como o melhor e mais barato remédio. A vida saudável turbinada pela atividade física é uma ótima receita para diminuir a incidência de doenças, a superlotação das unidades de saúde e o custo dos medicamentos.

Se mesmo com esses cuidados, a doença aparecer, Ribeirão Preto possui uma multiestrutura pública e privada que abarca as mais diferentes especialidades para oferecer o tratamento mais adequado. Evidentemente que o sistema tem falhas que são objeto de estudo e busca de melhorias por parte dos gestores. Pela importância que possui na vida da população, as metas da saúde são sempre as mais elevadas. Isso se manifesta, por exemplo, nas complexas certificações que os órgãos de saúde precisam conquistar.  Nas páginas a seguir, a reportagem apresenta um panorama atual da saúde em Ribeirão Preto. 

EXPANSÃO CONSTANTE

Grupo São Lucas está em amplo projeto de expansão e espera entregar ainda mais qualidade e comodidade no atendimento 

O Grupo São Lucas está em meio a um grandioso projeto de expansão. A primeira etapa desse projeto de expansão foi a inauguração de uma nova torre com leitos de internação em fevereiro. Nessa primeira fase, foram entregues todos os andares que compõem a unidade, 30 leitos de UTI e 30 de apartamentos, totalizando 60 novos leitos.  Para atuar na nova unidade, a expectativa é de contratação de cerca de 200 novos colaboradores entre administrativo e profissionais de saúde. “O nosso objetivo é continuar ampliando o potencial o Grupo São Lucas que, sempre alinhado com as principais técnicas e tecnologias em saúde do mundo e com um corpo clínico qualificado, consegue manter a excelência no atendimento prestado aos pacientes nas mais diversas especialidades”, afirma o Dr. Pedro Palocci, Presidente do Grupo São Lucas. A nova UTI é composta por leitos em formato de box individual, proporcionando mais segurança, privacidade e conforto para os pacientes. Cada unidade é composta por cama de acionamento eletrônico, aparelho de televisão com canais a cabo, poltrona reclinável, mesa de cabeceira, lavatório de mãos, janelas de vidro e cortinas rolo blackout. O posto de equipe assistencial será centralizado com visibilidade para todos os leitos e conta com salas de atendimento familiar.

Os novos leitos de internação são todos apartamentos individuais que contam com o que há de mais moderno em hotelaria hospitalar, oferecendo ainda mais privacidade, conforto e segurança para os pacientes e seus familiares. Através da união de forças e a experiência com a Hospital Care, o São Lucas Hospital tornou-se uma rede completa de hospitais composta pelo São Lucas Hospital Ribeirania, São Lucas Hospital Especializado, São Lucas Medicina Diagnóstica e o São Lucas Centro Médico preparado para atender diversas especialidades médicas. As transformações irão ampliar ainda mais o potencial do São Lucas em cuidar cada vez melhor dos pacientes e permitir ao corpo clínico mais eficiência e segurança no diagnóstico e tratamento. “Seguimos com a nossa estratégia de expansão, e esse projeto vai ao encontro do nosso objetivo de desenvolver e contribuir com o acesso e a qualidade do sistema de saúde de toda a região”, afirma Rogério Melzi, CEO Hospital Care.   
 Dr. Pedro Palocci e Dr. Ricardo Melzi
A segunda etapa da expansão, marcada para maio, o Grupo São Lucas irá inaugurar a nova maternidade no Hospital Ribeirânia. O Serviço contará com equipe médica humanizada, enfermeiras obstetrizes e pronto atendimento ginecológico 24 horas, com profissionais preparados para dar suporte as gestantes, neste momento tão importante para a mulher. Além da ginecologia e obstetrícia será implantado atendimento de pediatria 24 horas, com equipe de pediatras experientes e de alta resolubilidade. Paras partos naturais serão disponibilizados dois quartos – pré e pós parto – com toda estrutura destinada à partos humanizados. Além de 8 novos apartamentos para proporcionar bem estar para a gestante/ parturiente e seu bebê. Os partos cesarianos serão realizados no Centro Cirúrgico. A UTI neonatal conta com 10 leitos, totalmente equipada e coordenada pela mesma equipe médica da UTI pediátrica do São Lucas. A UTI neonatal estará preparada para bebês que necessitem de assistência logo ao nascer, bem como bebes prematuros transferidos de outros serviços da cidade e região.

Sobre o Hospital São Lucas 

Em seus 53 anos de existência, o São Lucas Hospital não parou de evoluir e se tornou referência por utilizar modernos equipamentos e avançados métodos clínicos de atendimentos de alta precisão e pela conquista de certificações nacionais e internacionais, como ONA II e a Certificação Internacional Canadense Qmentum. Ao integrar a holding Hospital Care, em 2017, o Grupo São Lucas tornou-se uma rede completa de unidades de saúde composta pelo São Lucas Hospital Ribeirania, São Lucas Hospital Especializado, São Lucas Medicina Diagnóstica e o São Lucas Centro Médico, atendendo diversas especialidades médicas.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde que possui atualmente mais de 40 unidades de negócios. Criada em 2017, conta com um modelo integrado de gestão da saúde com o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Cascavel, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

A SERVIÇO DA POPULAÇÃO

Com mais de um século de história, NOVA BENE se reinventa, mas sem perder sua essência filantrópica

A NOVA BENE é uma instituição que se reinventou e uma poucas que pode se orgulhar de ter mais de um século de serviços prestados à população de Ribeirão Preto. Com 114 anos de existência, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto foi a segunda instituição dedicada à saúde a ser construída na cidade. O imponente prédio, erguido na região central, passou a fazer parte da paisagem, da história e da vida de muitas pessoas. Assim como o a cidade ao seu redor, o hospital também evoluiu. Ao longo do século, Ribeirão Preto viu proliferar universidades, hospitais e se tornou um polo de saúde reconhecido em todo o país. Parte desse status, também pode ser atribuído à NOVA BENE. Consolidado como referência pela experiência e pela credibilidade conquistada na área de atuação no decorrer dos anos, o hospital iniciou, em 2017, um ciclo de transformações intensas, mostrando que a tradição pode e deve ser acompanhada pela inovação. Hoje, mesmo com plano de saúde próprio, atendendo diversos convênios e pacientes particulares, a NOVA BENE continua sendo uma instituição filantrópica, e por isso, desenvolve um trabalho essencial para Ribeirão Preto e região junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), em sinergia com a Secretaria de Saúde, pois acredita que a saúde deve ser prestada com qualidade para todos. 

Nos últimos anos, a NOVA BENE tem investido de forma consistente e contínua na qualidade da assistência médica prestada, na humanização dos atendimentos, na modernização das instalações, na tecnologia de ponta e na gestão estratégica dos recursos. “Dentre os avanços mais recentes, destaque para ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Houve, ainda, a reestruturação da Unidade de Recuperação no Centro Cirúrgico e a reestruturação das alas de internação”, informa Ricardo Marques, presidente da NOVA BENE.  Além disso, foi reconhecido com o certificado Angels, uma iniciativa mundial que seleciona as equipes mais bem treinadas para o atendimento do AVC. O hospital também recebeu o Certificado AMIB, pelo gerenciamento dos indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Anvisa, que contribui para a melhoria da qualidade da Medicina Intensiva e segurança dos pacientes no Brasil.
 

Ricardo Marques, presidente da NOVA BENE, e Dr. YstannyslauMAIS PRÓXIMO DA POPULAÇÃO

Inaugurada em 2021, a MEDCLIN é uma policlínica e ambulatório de consultas faz parte do complexo hospitalar da NOVA BENE – em parceria com o Dr. Fred Bernardes Filho, Neuza Fortuna Bernardes e Dr. Ystannyslau Bernardes da Silva. A Medclin torna a saúde mais acessível para a população devido à jornada do paciente dentro da clínica, em termos de rapidez, comodidade e segurança. Em Ribeirão Preto e região, observa-se que há várias clínicas populares que oferecem consultas médicas por preços mais acessíveis. Porém, a NOVA BENE entende que apenas isso não é o suficiente. A saúde precisa ser acessível não só na consulta, mas também nos exames, nas cirurgias, nas internações e em todo o apoio assistencial que o paciente possa precisar. Com a parceria com a NOVA BENE, foi possível traçar uma jornada mais clara e proporcionar saúde de qualidade para os pacientes. “Essa é uma excelente alternativa, principalmente para aqueles que não possuem plano de saúde e não querem depender apenas do SUS para cuidar da saúde, tendo em vista os preços e as taxas cobradas por muitas clínicas e hospitais particulares da cidade, especialmente neste momento de pós pandemia”, comenta o Dr. Ystannyslau.

BENEVIDA

O Benevida, plano de saúde da NOVA BENE, tem como grande diferencial o modelo assistencial e a atenção primária dos pacientes. “Nosso principal diferencial está no modelo assistencial, que tem como foco o cuidado das pessoas para diagnóstico precoce, o tratamento adequado com profissionais altamente especializados a um custo acessível”, destaca Ricardo Marques. O modelo de Atenção Primária à Saúde é formado por um conjunto de práticas de saúde que tem como intuito a proteção da saúde do indivíduo ou coletivo, por meio de programas de prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos. Assim, é possível desenvolver uma atenção integral e completa, que resulta em uma melhor qualidade de vida e impacta positivamente na vida das pessoas.

PIONEIRISMO NA SAÚDE 

Primeiro hospital da região, Santa Casa acompanhou os processos de modernização 

Idealizada para atender toda a comunidade, priorizando a população de maior vulnerabilidade social, a Santa Casa tem sua história indissociável a história de Ribeirão Preto, já que foi o primeiro hospital da cidade e região, completando 125 anos de história dedicados à saúde da comunidade. Consolidada pela qualidade no atendimento e assistência humanizada, segue pautada pelos três principais pilares: filantropia, assistência à saúde de qualidade e referência em ensino. Com grandes transformações, a instituição de saúde passou por diversas fases até tornar-se um amplo complexo hospitalar, com setor de urgência e emergência, com centro de trauma especializado, equipe assistencial e médica altamente qualificadas, seguindo os mais rigorosos processos de Segurança do Paciente, sendo responsável por mais de 50% dos atendimentos de urgência e emergência do município.

Conforme explica, Fernando Toro, provedor da Santa Casa de Ribeirão Preto e presidente da operadora Santa Casa Saúde Ribeirão, o hospital é uma instituição referência em média e alta complexidade, com um parque tecnológico moderno e equipe preparada. “A estrutura de atendimento inclui, maternidade, Unidades de Terapia Intensiva adulto, cardíaca, neonatal, pediátrica e IHAC (Hospital Amigo da Criança). A instituição conta ainda com ambulatório clínico e de especialidades para atendimento exclusivo de pacientes SUS, hospital escola em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá, centro clínico de especialidades para atendimento exclusivo de pacientes do convênio Santa Casa Saúde Ribeirão, oncologia, centro de marca-passo e centro de transplante renal”, destaca Toro sobre a estrutura do complexo.

Como hospital de ensino, é responsável pela formação e capacitação de centenas de médicos e profissionais da saúde anualmente, sendo referência em ensino no país, com qualificação da assistência e experiência na prática. O hospital oferece ainda, programas de residência médica credenciados pelo MEC (Ministério da Educação) em 15 áreas, com o ingresso anual de 72 médicos residentes, com aperfeiçoamento constante, associando ensino e assistência com a incorporação das mais modernas tecnologias em benefício de todos. O hospital conta com um programa de medicina preventiva e tem como modelo o cuidado centrado no paciente, com objetivo de preservar a saúde e estabilizar doenças preexistentes. A iniciativa oferece acompanhamento individual e em grupo, com equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos, nutricionista, fisioterapeuta, médicos e educador físico. Atualmente conta com os programas: gestação de alto risco e assistência pré-natal, curso de gestante, pré e pós bariátrica, saúde +Vida e bem-estar (acima de 59 anos), medida ideal, café com saúde.
“Como hospital de ensino, é responsável pela formação e capacitação de centenas de médicos e profissionais da saúde”, destaca Fernando Toro, provedor da Santa Casa
GIGANTE NA SAÚDE 

Indicadores mensais:

• 60% do Atendimento destinado aos pacientes do SUS
• 150 partos 
• 11 mil atendimentos ambulatoriais (SUS e convênio)
• 1.200 internações por mês
• Mais de 800 cirurgias de pequena, média e alta complexidade

Área assistencial:
• 400 médicos no corpo clínico
• 200 médicos residentes e especializandos
• 600 estagiários nas áreas da saúde (medicina, fisioterapia, psicologia, biomedicina, farmácia e enfermagem)

Estrutura Hospitalar:
• 263 leitos 
• 11 salas cirúrgicas e
2 salas de obstetrícia
• 43 leitos de UTI
• Centro de Marcapasso e Eletrofisiologia
• Centro de Diagnóstico por Imagem
• Centro de Hemodinâmica 
• Laboratório de Análises Clínicas
• Medicina Nuclear
• Unidade de Tratamento Urológico 
• Unidade de Urgência e Emergência com 22 leitos, sendo 08 leitos para sala de emergência e 14 para a sala de observação
• Ambulatório de Especialidades para atendimento exclusivo de pacientes do SUS
• 1150 funcionários

Especialidades médicas do hospital:

- Anestesiologia; 
- Cirurgia Bariátrica;
- Cirurgia Plástica;
- Clínica Médica;
- Cardiologia, 
- Cirurgia Geral;
- Cirurgia Vascular;
- Cirurgia Pediátrica;
- Cirurgia buco-maxilo-facial;
-  Cirurgia Torácica;
- Coloproctologia;
- Endoscopia digestiva;
- Terapia Intensiva;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Hematologia;
- Hemodinâmica;
- Laboratório de Análises Clínicas;
- Marcapasso;
- Medicina Nuclear;
- Neurocirurgia;
- Nefrologia;
- Oncologia;
- Otorrinolaringologia;
- Ortopedia e Traumatologia;
- Pediatria;
- Pneumologia;
- Radiologia e Urologia.

Prática assistencial com certificação: ONA - Acreditado, IHAC (Hospital Amigo da Criança), ApiceOn e Rede Cegonha.

Santa Casa Saúde Ribeirão

• Plano de saúde e odontológico
• 40 mil beneficiários
• 350 prestadores credenciados
• 42 especialidades
• Centro Clínico com 60 médicos e 33 especialidades
• Atendimento por Telemedicina gratuito para os beneficiários

SAÚDE PÚBLICA

Saúde pública em Ribeirão Preto enfrenta desafios, mas tem bons exemplos de modelos a serem seguidos

Com hospitais de ponta, faculdades com cursos na área e fortes investimentos, a população de toda a região de Ribeirão Preto é beneficiada tanto na saúde pública quanto na particular. O secretário municipal da Saúde, José Carlos Moura, afirma que a cidade é um polo avançado no assunto. “Além da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, o município possui outras três instituições privadas que oferecem o curso: Barão de Mauá, Unaerp e Idomed. Temos 13 hospitais, sendo cinco públicos e oito privados, dezenas de clínicas especializadas e laboratórios, além de corpo clínico em praticamente todas as áreas. Ribeirão também se destaca como fabricante de produtos odontológicos”, comenta. De acordo com Moura, a prefeitura tem investido na atenção básica e na reestruturação da saúde pública, proporcionando à população atendimento de qualidade e respeito ao cidadão. “Entre as principais ações, implantamos novo sistema de atendimento por classificação de risco nas unidades de saúde e investimos na construção de hospitais, na reforma e construção de novas unidades de saúde, e na contratação de mais profissionais. Há também investimentos na reforma de unidades de saúde”, lembra.

Outro destaque é a construção do AME Mais Idoso em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados na Vila Virgínia. O secretário também afirma que o município é uma referência no combate à Covid-19 e foi um dos ganhadores do 11º Prêmio David Capistrano, que representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS. Segundo ele, outros destaques são o Hospital Municipal Francisco de Assis, o Serviço de Reabilitação de Ribeirão Preto (Sererp) e o futuro Centro de Saúde Mental com atendimento 24 horas (que será instalado onde hoje funciona a UBDS Central). Moura ainda reitera que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) é um dos centros de referência para o atendimento em saúde, de ensino e de pesquisa da América Latina. “A instituição é referência em transplantes de rim, fígado, pâncreas, medula óssea e de córnea. Também foi pioneira em transplante de células- tronco no País, para o tratamento da esclerose múltipla e da diabetes mellitus tipo 1, e se destaca internacionalmente em cirurgia de epilepsia”, explica o secretário da Saúde.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS

Em 66 anos de história, a instituição contempla uma população de quatro milhões de habitantes na região – Ribeirão Preto e mais 25 cidades –, que tem acesso a atendimentos de alta complexidade com inovações científicas e o aparato da USP. De acordo com o superintendente do HC, Benedito Carlos Maciel, o complexo de saúde também é formado pelo Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Centro de Referência à Saúde da Mulher – Mater, Hospital Estadual de Américo Brasiliense e o Hospital Estadual de Serrana. “Para se ter uma ideia da dimensão de suas atividades, o HC atendia, no período pré-pandemia, cerca de seis mil pacientes diários para a realização de consultas médicas, multiprofissionais, exames laboratoriais, procedimentos cirúrgicos, internações clínicas e cirúrgicas”, detalha. 

Maciel destaca a relevância do HC como centro de formação na área da saúde. Anualmente, cerca de 4.600 pessoas realizam seu treinamento no local, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional, complementação médica especializada, cursos de especialização e estágios. “Neste ano, estão credenciados 73 programas de residência médica, 13 de cursos de especialização, 22 de residência multiprofissional, com um quadro de 866 médicos residentes, 107 residentes multiprofissionais e 100 alunos dos cursos de especialização”, ressalta. Mais de 440 projetos de pesquisa são desenvolvidos todo ano na instituição, o que permite dimensionar seu engajamento na produção de novos conhecimentos.

O que garante a excelência do hospital é sua associação histórica com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e demais faculdades localizadas no Campus da USP. É o que explica o superintendente. “Essa relação exitosa viabiliza excelente campo para a formação de profissionais altamente qualificados, comprometidos com as políticas públicas de saúde e com o desenvolvimento e implantação de tecnologias de ponta, que colocam o Hospital das Clínicas na vanguarda científica”, afirma. Maciel ainda cita o importante papel que a instituição teve no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil, na qualidade de hospital de referência para tratamento de pacientes infectados com coronavírus. 


 


Fotos: Divulgação e Revide

Compartilhar: