Projeto Biblioteca Viva, da USP, ganha versão on-line durante a pandemia

Projeto Biblioteca Viva, da USP, ganha versão on-line durante a pandemia

Iniciativa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto leva conforto e bem-estar para crianças e adolescentes hospitalizados

A contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizadas é uma forma de humanização do atendimento na saúde. O projeto Biblioteca Viva, que surgiu há duas décadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, tem a missão de levar conforto e bem-estar com narrativas que envolvem alegria, resiliência, positividade e aventuras na natureza.

Com a pandemia e as recomendações de distanciamento social, o projeto ganhou versão on-line com histórias disponibilizadas diariamente no canal do Biblioteca Viva no YouTube. Entre os mais de vinte vídeos publicados estão as histórias: A princesa e o sapo, A chapeuzinho vermelho, A galinha ruiva, Tubarãozinho teimoso, Festa no céu, A raposa invejosa, Noite e Pinguela.

Os coordenadores do Biblioteca Viva são os professores Maria Cristiane Barbosa Galvão do Departamento de Medicina Social e Fabio Carmona do departamento de Puericultura e Pediatria, ambos da FMRP. Participam do projeto as alunas da FMRP Letícia Barbosa, que é graduanda do curso de Informática Biomédica e Isabela Calandrin da Terapia Ocupacional; e Giovanna Ribeiro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.  Confira as histórias neste link.

* Com informações: Jornal da USP


Foto: Reprodução/Yotube/FMRP

Compartilhar: