"Projeto Mais Vidas”: promoção da saúde mental de alunos da rede municipal tem resultados positivos

"Projeto Mais Vidas”: promoção da saúde mental de alunos da rede municipal tem resultados positivos

Projeto foi implantado há seis meses em cinco escolas municipais de Ribeirão Preto e será ampliado para toda a rede

Após seis meses em execução em cinco escolas municipais de Ribeirão Preto, o “Projeto Mais Vidas”, iniciativa que tem como foco promover a saúde mental e bem-estar entre jovens do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, já atendeu 104 adolescentes com melhora nos níveis de ansiedade e depressão.

 

 

 

Dados da coordenadoria de Saúde Mental da secretaria municipal da Saúde indicam que, 30% dos alunos apresentaram redução significativa nos níveis de ansiedade e depressão, além de melhora nas habilidades sociais e redução de problemas de comportamento, 50% das crianças apresentaram um significativo aumento no seu repertório de estratégias saudáveis de enfrentamento das dificuldades e adversidades.

 

 

 

Também foram atendidos pelo projeto 140 pais e responsáveis dos alunos participantes, sendo que um dos motes do projeto é considerar a importância da orientação e sensibilização dos pais/responsáveis e educadores para auxiliar na identificação precoce e manejo adequado das demandas de saúde mental das crianças e adolescentes.

 

 

 

Dentre essas estratégias de enfretamento, o estudo aponta o que teve crescimento significativo foi o suporte social, ou seja, a percepção das crianças e jovens de que tem a quem recorrer e buscar apoio nos momentos de dificuldades.

 

 

 

“A percepção de suporte social é fundamental para que as crianças e jovens busquem ajuda quando necessário e se sintam mais seguros e protegidos, tendo um impacto muito positivo em sua saúde mental”, comemora o psicólogo Marcus Vinícius Santos, coordenador de Saúde Mental Secretaria municipal da Saúde.

 

 

 

Marcus Vinícius explica que como parte do projeto, foram aplicadas escalas validadas cientificamente no início e após seis meses de intervenção, para avaliar o impacto do projeto nas crianças e adolescentes participantes.

 

 

 

“Os dados nesse início o do projeto eram bastante preocupantes, 86% das crianças e adolescentes apresentaram sinais sugestivos de depressão ou ansiedade e apontam para a importância da promoção e prevenção em saúde mental nas escolas”, disse o psicólogo e coordenador em Saúde Mental.

 

 

 

Projeto eficaz

Os resultados demonstram a eficácia da proposta do projeto e a importância que tem para a promoção e prevenção em saúde mental nas escolas um trabalho que envolva toda a comunidade escolar, criando redes de suporte e solidariedade.

 

 

 

Segundo a presidente da UNIPSICO, a psicóloga Silvana De Lucca, “durante esses primeiros seis meses, o projeto teve um impacto positivo na saúde mental dos jovens, promovendo maior sentimento de pertencimento, bem-estar, habilidades sociais e estratégias de enfrentamento.

 

 

 

“Dessa maneira, acreditamos que estamos caminhando junto aos jovens, suas famílias e comunidade escolar minimizando fatores de risco e promovendo fatores de proteção para conquistar uma melhor qualidade de vida dessa população”, disse a presidente.

 

 

 

Para Marcus Vinicius Santos, o “Projeto Mais Vida” traz um sinal de esperança num cenário preocupante de agravamento dos problemas relacionados a saúde mental da população.

 

 

 

“Os dados mostram claramente que a metodologia do projeto é eficaz em seus objetivos de promoção e prevenção em saúde mental, fortalecendo o suporte social e as estratégias de enfrentamento das crianças e adolescentes. Agora nosso objetivo é ampliar o projeto e chegar a um número maior de escolas, contemplando cada vez mais crianças, adolescentes, além dos pais/responsáveis e educadores”, finalizou.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: